ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Prefeitura libera academias 3 vezes por semana e “fecha” tudo aos domingos

Decreto publicado hoje vale por 14 dias em Dourados e determina lockdown no domingo

Helio de Freitas, de Dourados | 17/07/2020 16:31
Prefeitura libera academias 3 vezes por semana e “fecha” tudo aos domingos
Comércio de Dourados volta a funcionar o dia todo (Foto: Helio de Freitas)

Como já havia sido antecipado na manhã desta sexta-feira (17), o município de Dourados vai adotar lockdown nos domingos dias 19 e 26 de julho. O fechamento total, com exceção de serviços essenciais, é mais uma medida adotada pela prefeitura para aumentar o isolamento social e reduzir o contágio do novo coronavírus.

Decreto publicado na tarde de hoje determinando o lockdown em dois domingos também permite o funcionamento em período integral do comércio. Desde 26 de junho, as lojas funcionam de meio-dia às 18h15.

Assinado pela prefeita Délia Razuk (PTB), que está em isolamento domiciliar após testar positivo para covid-19, o decreto também libera a reabertura das igrejas para cerimônias religiosas duas vezes por semana, seguindo uma série de medidas de higiene e de distanciamento entre os fiéis.

As academias de ginástica também voltam a funcionar após dez dias de fechamento. Entretanto, só poderão reabrir às segundas, quartas e sextas, com lotação máxima de 30% da capacidade.

Nesta semana, o Cref (Conselho Regional de Educação Física) entrou com ação na Justiça Federal contra o fechamento das academias. A advogada do Cref, Fabrícia Moraes, informou que a prefeitura não cumpriu determinação do STF (Supremo Tribunal Federal) de elaboração de estudo técnico fundamentado para embasar as medidas de gestores públicos.

A prefeitura decidiu que os estúdios de atividades físicas poderão fazer atendimentos todos os dias da semana, com no máximo 20% da capacidade de lotação.

Demais setores – As lojas do shopping center passam a funcionar de segunda a sábado das 11h às 19h e a praça de alimentação das 11h às 20h. Mercados e atacados funcionam de segunda a sábado das 7h30 às 20h.

Restaurantes podem abrir de segunda a sábado das 11h às 20h. Esses estabelecimentos, lanchonetes, cafés e padarias deverão implantar espaçamento mínimo de dois metros entre as mesas e no máximo quatro cadeiras em cada uma delas.

Fica suspenso o funcionamento das atividades de bares, conveniências e tabacarias. Os serviços de conveniências e bares poderão atender somente por entrega em domicílio, retirada expressa sem desembarque (drive-thru) ou no balcão. Fica vedado o consumo no local. Em mercados, supermercados e farmácias, fica permitida apenas a entrada de um membro por família.

Nos siga no Google Notícias