Rio Negro completa 56 anos de emancipação política neste domingo
A população estimada do município em 2020 é de 4.793 pessoas
Distante 144 km de Campo Grande, Rio Negro completa 58 anos de emancipação política neste domingo (9). A cidade, atualmente, com quase 5 mil habitantes, foi elevada à categoria de município com a denominação de Rio Negro em 1964, quando foi desmembrada do município de Corguinho.
Devido a pandemia da covid-19, não há festividades previstas para o dia.
Rio Negro ganhou seus primeiros habitantes no final de 1952, quando algumas famílias originarias do Japão chegaram para a região. Dentre vários colonizadores, o que mais se destacou foi Massato Matsubara.
Com a abertura de uma estrada ligada a Campo Grande, iniciou-se o povoamento denominado "Faca de Pau" onde, Matsubara, projetou e implantou um loteamento, dando origem a cidade de Rio Negro.
Na época a lavoura predominante era a cafeeira, que enchiam os olhos daqueles que chegavam, com o tempo as lavouras foram ficando mais diversificadas, ganhando destaque a produção de arroz, feijão e milho. A expectativas de progresso eram animadoras e logo a 'colonia de Rio Negro de Santa Luzia' foi promovida a Distrito de Rio Negro, pertencente ao município de Corguinho.
Permanecendo assim até 1965, quando passou a ser considerado uma cidade. Anos mais tarde, em 1979, foram adicionados dois distritos ao município: Rio Negro e Nova Esperança.
O turismo é um dos serviços que movimentam a economia de Rio Negro, que atraí muitos olhares com as belezas naturais no município, região de planalto pantaneiro, se destaca pelas inúmeras cachoeiras, e rios.