Sem água, nem comida, animais são resgatados de rancho abandonado
Quatro vacas, cinco cães, vinte porcos e nove carneiros foram resgatados na zona rural de Três Lagoas
Animais em extrema desnutrição foram encontrados em um rancho localizado na zona rural de Três Lagoas, cidade localizada a 338 quilômetros da Capital, durante a tarde de terça-feira (29).
De acordo com o jornalista Ricardo Ojeda, uma testemunha passou pelo local, situado no Cinturão Verde, encontrou 4 vacas, 5 cães, 20 porcos e 9 carneiros em situação de maus-tratos. A denúncia foi encaminhada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que iniciou os trabalhos de fiscalização nesta quarta (30).
Conforme apurado pela reportagem, a área é cedida pela prefeitura do município aos pequenos produtores rurais que realizam atividades agrícolas. No entanto, é vedada a presença de animais de grande porte.
"A lei prevê pena de três meses a um ano de prisão para quem comete crimes contra animais. Nos casos em que os ferimentos terminam em morte, a pena é aumentada de um sexto a um terço do período estabelecido", pontuou o secretário de Meio Ambiente, José Mauro Grandi Júnior.
Com ajuda da Patrulha Rural da Polícia Militar, a fiscalização descobriu que o dono da propriedade raramente realiza visitas e deixa animais à míngua. A Secretaria de Meio Ambiente levou alimento e água e em seguida realizou levantamento para encontrar uma instituição que receba os desfavorecidos.
Por fim, equipes policiais estão realizando buscas para encontrar o responsável. O município disponibiliza o telefone (67) 99277-8539 para denúncias anônimas.
(*) Com informações de Perfil News.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.