ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Interior

Sem atingir meta, saúde aumenta grupos de vacinação contra gripe

Crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também podem tomar a vacina; cobertura em Dourados chegou a 82% da meta

Helio de Freitas, de Dourados | 26/06/2018 14:38
Vacina contra a gripe continua disponível nos postos de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)
Vacina contra a gripe continua disponível nos postos de Dourados (Foto: A. Frota/Divulgação)

Com 82% da meta alcançada durante a campanha nacional, o município de Dourados prorrogou a vacinação contra gripe e ampliou os grupos que podem receber a dose. Além dos primeiros grupos de risco, a partir de agora crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos também podem procurar as unidades de saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul para se imunizarem.

De acordo com a prefeitura, a medida de ampliar a vacinação foi tomada após a orientação do Ministério da Saúde para os municípios com doses disponíveis continuarem com a vacinação.

Edvan Marcelo Morais Marques, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, explicou que continua a vacinação para gestantes, crianças de até 5 anos e indígenas e para as novas faixas etárias – crianças de 5 a 9 anos e adultos de 50 a 59 anos.

“Tivemos reunião na segunda-feira para falar sobre os números e deliberar sobre essa orientação do Ministério da Saúde. Como temos doses ainda, continuamos os trabalhos”, afirmou Edvan. Os postos de Dourados funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para autoridades em saúde, a vacina aumenta a proteção contra a influenza no inverno, período de maior circulação dos vírus, situação agravada em Dourados devido ao clima seco e variação de temperaturas.

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação segue recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que orienta a imunização de pessoas mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Nos siga no Google Notícias