Sem folia e sem bebida alcoólica, Carnaval tem regras rígidas nas ruas de Bonito
Decreto regulamenta o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos da cidade
As ruas do centro de Bonito, que tradicionalmente é tomada por foliões no período de Carnaval, tem um ano de 2021 atípico por conta da pandemia da covid-19. Os eventos que ocorrem anualmente foram cancelados e na Praça da Liberdade, principal ponto de encontro dos amantes da folia, foram instalados tendas de atendimento, orientações e distribuição de máscaras aos turistas que passam pela cidade.
As medidas de prevenção à covid-19 fazem parte do programa “Bonito Seguro”, regulamentado através de um rígido decreto municipal. De acordo com o decreto Nº 53, está proibido o consumo de bebidas alcoólicas, tereré e narguilé, e também a utilização de caixas térmicas, coolers, isopores e similares, nas ruas, avenidas, praças, calçadas, logradouros e quaisquer outros espaços públicos.
Bares, conveniências e restaurantes estão autorizados a exercerem suas atividades comerciais desde que obedecidas as medidas implícitas nos protocolos de biossegurança. Shows de música com banda ou grupo nos ambientes internos ou externos, pista de dança, boates, salões e danceterias estão proibidos.
De acordo a Secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, mesmo com as regras impostas, a cidade teve uma alta procura durante o feriado de carnaval. “Os turistas estão respeitando os decretos, que são muito importante diante do momento de pandemia em que atravessamos. As informações que tivemos através dos hotéis e das agências é de que a cidade teve uma boa procura e está com um bom movimento”.
Recentemente Bonito recebeu o selo internacional de turismo seguro "Safe Travels", criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). A aprovação veio depois que o município implementou os critérios dos protocolos de biossegurança para voltarem a receber turistas.