ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Servidores do Detran presos vendiam peças de carros apreendidos

Os alvos da operação deflagrada no começo da manhã são dois servidores, um intermediário e um contrabandista

Viviane Oliveira | 03/05/2022 09:43
Servidores do Detran presos vendiam peças de carros apreendidos
Carro depenado em pátio do Detran. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A 2ª fase da Operação Brutus, deflagrada na manhã desta terça-feira (3) pela Polícia Civil de Nova Alvorada do Sul, cumpriu 4 mandados de prisão preventiva e bloqueio de contas judiciais contra suspeitos que faziam a venda e transferência ilegal de veículos e peças apreendidos no pátio do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) do município.

Os alvos são dois servidores, um intermediário e um contrabandista que corrompiam os agentes públicos para ter seus veículos liberados mediante o pagamento de propina. Segundo a investigação, a associação composta por servidores do órgão e terceiros, não realizava a inserção dos veículos no sistema do órgão e, posteriormente, era feita a devolução ao dono mediante o pagamento de propina e sem o recolhimento dos débitos administrativos existentes.

Quando o dono não fazia o pagamento da propina, os veículos eram "depenados". As peças ou os próprios veículos eram vendidos a terceiros e transferidos mediante inserção de dados falsos. Para justificar o sumiço das peças, os servidores registravam falsos boletins de ocorrência noticiando furtos.

Por meio de quebras de sigilo bancário, apurou-se que a movimentação do grupo chegou a uma quantia suspeita superior a R$ 220 mil. Os suspeitos foram indiciados pela prática de corrupção passiva e ativa, associação criminosa, peculato, inserção de dados falsos em sistema informático e fraude processual.

Na 1ª fase realizada no começo do mês passado, a ação cumpriu três mandados – um de prisão e dois de busca e apreensão. A operação foi denominada "Brutus" em referência a Marcus Junius Brutus, filho do imperador romano Júlio César, o qual, ao ser encurralado por seus conspiradores, percebeu que entre eles estava seu filho Brutus, emitindo a célebre frase “Até tu, Brutus?”

Nos siga no Google Notícias