ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 22º

Interior

SOS Rio Paraná denuncia esgoto de frigorífico perto de ponto turístico

Consulta pública apresentada pela Prefeitura propõe novo planejamento de saneamento básico

Gabriela Couto | 01/09/2023 17:44
SOS Rio Paraná denuncia esgoto de frigorífico perto de ponto turístico
Por do sol na praia do Rio Paraguai, ao lado da ponte rodoferroviária de Aparecida do Taboado (Foto: Facebook)

Até o dia 5 de setembro, os moradores de Aparecida do Taboado poderão dar sugestão sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico apresentado em consulta pública. O documento serve como estudo de viabilidade técnica que a Prefeitura pretende usar para abrir o processo de licitação da empresa que irá administrar o fornecimento de água e esgoto na cidade.

Nesta consulta pública, integrantes do movimento SOS Rio Paraná encontraram o plano do município de construir um emissário e frigorífico ao lado da área turística da cidade, próximo à ponte rodoferroviária.

“Estamos fazendo uma campanha para alterar isso. É uma forma de buscar uma comoção social para mostrar para a população que isso não pode acontecer, pois o esgoto do frigorífico será despejado na área de praia do Rio Paraná, ponto turístico da cidade”, explicou a presidente da organização, Leila Mussi.

SOS Rio Paraná denuncia esgoto de frigorífico perto de ponto turístico
Imagem aérea do mapa do plano de saneamento do município com ilustração de onde será implantado esgoto e despejado no rio (Foto: Prefeitura de Aparecida do Taboado)

Resposta - A assessoria de imprensa de Aparecida do Taboado explicou que após o encerramento da consulta pública o documento apresentado como sugestão do plano será revisado. “O documento apresenta o diagnóstico do município, que abrange desde o abastecimento de água até o tratamento e destinação adequada do esgoto, visando promover o desenvolvimento socioeconômico, a saúde pública e a preservação ambiental”, pontuou.

O secretário adjunto de Obras, Allison Alves Rodrigues Souto, ressaltou a importância de ouvir os moradores neste momento. “A abertura da consulta serve justamente para que a população opine e a empresa responsável fará todas as considerações para que o município possa usufruir do melhor custo-benefício para execução dos serviços de água e esgoto”.

Um Órgão Colegiado de Saneamento Básico está sendo formado até o dia 05/09, e a partir desta data, o plano será finalizado e encaminhado para Audiência Pública. De acordo com a Lei 1641 de 05 de outubro de 2020, o Órgão terá como atribuição auxiliar o Poder Executivo na formação da Política Municipal de Saneamento Básico.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias