ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Temporal provocou morte, queda de 60 árvores e destelhou 12 casas em Corumbá

Segundo o Corpo de Bombeiros, 35 casas foram atingidas por quedas de árvores

Viviane Oliveira | 07/10/2022 09:08
Carro estacionaod foi atingido por árvore de médio porte arrancada pela raiz (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense)
Carro estacionaod foi atingido por árvore de médio porte arrancada pela raiz (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense)

Temporal com ventos de 86 km/h na tarde de ontem (6), em Corumbá, distante 428 quilômetros de Campo Grande, destelhou 12 casas e derrubou cerca de 60 árvores de pequeno, médio e grande porte. Uma delas danificou o sistema de abastecimento de água e fios de energia elétrica, deixando cerca de 6 bairros sem energia.

Conforme o chefe da Defesa Civil, Isaque Nascimento, também houve registro de quedas de árvores sobre ruas, residências, casas e carros. Um menor de idade, no Bairro Cervejaria, ficou ferido durante o temporal, mas sem gravidade. Segundo a última atualização feita pelo Corpo de Bombeiros, até às 18h de ontem, foram 55 chamados para a corporação. No total, 35 casas foram atingidas pelas árvores. Foram entregues pela prefeitura 12 kits de lonas.

A cidade pode ficar sem abastecimento de água por dias devido ao rompimento da tubulação de captação de água da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). “Equipes da empresa de saneamento estão trabalhando para restabelecer o serviço. Por enquanto, os moradores estão usando a água do reservatório. Já encaminhamos alerta para a população racionar a água”, disse.

Apesar da força do vento, choveu apenas 15 mm (milímetros) na parte baixa e 13 mm na parte alta da cidade. “Felizmente não houve desabrigados. Equipes da prefeitura estão na rua fazendo a limpeza e a desobstrução de vias ”, disse Isaque. As áreas mais afetadas foram o Centro e os bairros: Nossa Senhora Aparecida, Popular Velha, Bairro Universitário, Dom Bosco e Maria Leite.

Árvore de grande porta obstruindo rua (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense) 
Árvore de grande porta obstruindo rua (Foto: Anderson Gallo / Diário Corumbaense)

Mortes - Funcionários de uma fazenda se abrigaram debaixo de uma árvore e um deles morreu ao ser atingido por raio, na área rural. O outro funcionário também ficou ferido e foi levado ao hospital sem escutar de um dos ouvidos.

Os dois estavam prestando serviço de retoque da cerca da fazenda, que fica a 4 horas de distância da área urbana. Quando começou a chover, eles pegaram o trator e se abrigaram debaixo de uma árvore. Momentos depois, quando a chuva passou, um raio atingiu os dois homens. Marcelo Arevalo, de 29 anos, morreu no local.

Também ontem durante a chuva, Damian Colorado Villarpando, de 48 anos, foi encontrado morto na BR-262. De origem boliviana, ele estava sem camisa no meio da rodovia, com uma mochila ao lado e deitado de barriga virada para o chão. Ele foi encontrado por um motorista de 62 anos depois do temporal. A perícia criminal foi acionada e investiga o que pode ter causado a morte de Damian. Não há informações se ele tinha sinais de violência pelo corpo ou se a morte tem a ver com o temporal.

 Conforme o Climatempo, uma frente fria se organizou sobre o Sul do Brasil e avançou sobre o Centro-Oeste e Sudeste do país. As nuvens carregadas se espalharam sobre Mato Grosso do Sul provocando mais pancadas de chuva e intensas rajadas de vento.

Nos siga no Google Notícias