Traficante “fura” barreira do Exército paraguaio e espalha maconha na rua
Droga estava em caminhonete com placa brasileira que passou por controle militar e desapareceu em Ponta Porã
O Paraguai está em quarentena total há 37 dias com suas fronteiras fechadas para conter a proliferação do novo coronavírus, mas os traficantes de drogas e armas e contrabandistas continuam cruzando livremente a Linha Internacional com direção a Mato Grosso do Sul.
Na noite desta quarta-feira (15), na linha entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (MS), traficante em uma caminhonete prata com placa brasileira lotada de maconha avançou sobre barreira do Exército paraguaio e conseguiu furar o bloqueio. Com o solavanco provocado quando o veículo passou sobre o meio-fio, tabletes de drogas caíram da carroceria e ficaram espalhados no meio da rua.
Desde o mês passado, militares paraguaios vigiam os principais acessos entre as duas cidades para impedir a circulação de pessoas. Até uma cerca de arame farpado de quase oito quilômetros de extensão foi instalada entre as duas cidades, mas as barreiras não conseguem parar o crime organizado que domina a fronteira.
O local onde a caminhonete com droga passou fica no cruzamento das avenidas Doctor Francia e Mariscal Estigarribia. Dois militares estavam de guarda no local, mas não tiveram tempo para tentar impedir a passagem do veículo. Os tabletes recolhidos na rua foram entregues à Senad (Secretaria Nacional Antidrogas). Não há pistas da caminhonete com a droga.
Depois de duas semanas de redução no volume de drogas interceptadas nas rodovias de Mato Grosso do Sul, as apreensões voltaram a aumentar em abril. Ontem, caminhão apreendido pela Polícia Militar Rodoviária em Dourados carregava 5,5 toneladas de maconha.