Tranquilos, banhistas se refrescam ao lado de boi em Ribas do Rio Pardo
É comum encontrar o animal no município rodeado por fazendas
Adultos e crianças nadaram destemidos ao lado de um bovino no Mantena, o balneário municipal de Ribas do Rio Pardo. A cena foi registrada neste domingo (24).
As imagens mostram um dos banhistas jogando água com as mãos no dorso do animal, que não reage ao gesto. O vídeo foi publicado no perfil Ribas Ordinário nas redes sociais.
As publicações identificam o animal como um búfalo. No entanto, Lua Bianca Mendes, bióloga que estuda interações ecológicas e foi consultada pela reportagem, contesta. "Parece ser um boi. Búfalos são mais parrudos, geralmente possuem chifres e não costumam ser dóceis", diferencia.
A Polícia Militar Ambiental, por meio da assessoria de imprensa, verificou no vídeo que se trata de um bovino de produção, criado para abate. "É um animal comum de ser encontrado nas fazendas dos arredores do município. Não é silvestre", atesta.
Os bovinos não são animais nativos no Brasil, tendo sido introduzidos para exploração econômica. Provavelmente, o que aparece entre os banhistas foi domesticado e "tratado como pet", acrescentou a assessoria.
Há riscos? - Como não se trata de animal selvagem, segundo a Polícia Militar Ambiental, não há perigo na interação mostrada no vídeo.
Com relação ao contato com animais não domésticos, Mendes alerta: "Eles podem reagir a qualquer estímulo e isso pode causar algum acidente".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.