ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Turistas são resgatados no Rio Miranda, tentando fugir do fogo

Cinco pessoas estavam em barcos e seguiam em direção à área de maior concentração de fumaça no Passo do Lontra

Por Clara Farias | 09/08/2024 09:57

Policiais militares ambientais resgataram cinco turistas que estavam em uma embarcação, em meio a chamas e fumaças no Rio Miranda. A situação aconteceu na quarta-feira (7), quando os incêndios assolavam a região do Passo do Lontra. As pessoas precisaram ser escoltadas para fora do rio em uma operação que durou 40 minutos.

Nas imagens divulgadas pela corporação mostra o barco dos turistas seguindo em direção a fumaça. Conforme o registro da ocorrência, a operação fluvial começou às 16h no Passo do Lontra, e foi marcada por desafios devido aos focos de incêndio as margens do rio.

Na hora seguinte, os ventos mudaram de direção, intensificando as chamas e a fumaça que se espalhou pelo rio, dificultando a visibilidade e a respiração. Foi durante essa hora mais crítica de operação que os militares avistaram a embarcação se aproximando da região de maior concentração de fumaça. "Os turistas estavam em situação de extremo perigo", informou a PMA (Polícia Militar Ambiental).

Foram 40 minutos enfrentando a fumaça densa para conseguir retirar as pessoas da área de risco. Após o resgate, a PMA escoltou as embarcações de volta à cidade, assegurando que nenhuma delas retornasse à área afetada pelos incêndios. Não há informações sobre o motivo desses turistas estarem em meio área de risco.

A chuva que chegou em Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (8), amenizou os incêndios no Pantanal, mas bombeiros militares seguem atuando para combater seis focos de incêndio que ainda não foram completamente extintos. Conforme o boletim diário de combate aos incêndios florestais, algumas áreas ainda apresentam focos e brasas ativos, que necessitam de combate, monitoramento e rescaldo.

As ações continuam direcionadas a seis focos de incêndio ativos, sendo um no município de Miranda, próximo à região do Salobra e que se estende até a BR-262; outro próximo à divisa entre Bolívia e Mato Grosso do Sul e à comunidade indígena Kadiwéu; outro nas regiões da Serra do Amolar e do Paiaguás e um nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque.

A Operação Pantanal 2024 chegou ao 129° dia. São 107 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, divididos em Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias