ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, SEXTA  09    CAMPO GRANDE 

Interior

Turistas são resgatados no Rio Miranda, tentando fugir do fogo

Cinco pessoas estavam em barcos e seguiam em direção à área de maior concentração de fumaça no Passo do Lontra

Por Clara Farias | 09/08/2024 09:57

Policiais militares ambientais resgataram cinco turistas que estavam em uma embarcação, em meio a chamas e fumaças no Rio Miranda. A situação aconteceu na quarta-feira (7), quando os incêndios assolavam a região do Passo do Lontra. As pessoas precisaram ser escoltadas para fora do rio em uma operação que durou 40 minutos.

Nas imagens divulgadas pela corporação mostra o barco dos turistas seguindo em direção a fumaça. Conforme o registro da ocorrência, a operação fluvial começou às 16h no Passo do Lontra, e foi marcada por desafios devido aos focos de incêndio as margens do rio.

Na hora seguinte, os ventos mudaram de direção, intensificando as chamas e a fumaça que se espalhou pelo rio, dificultando a visibilidade e a respiração. Foi durante essa hora mais crítica de operação que os militares avistaram a embarcação se aproximando da região de maior concentração de fumaça. "Os turistas estavam em situação de extremo perigo", informou a PMA (Polícia Militar Ambiental).

Foram 40 minutos enfrentando a fumaça densa para conseguir retirar as pessoas da área de risco. Após o resgate, a PMA escoltou as embarcações de volta à cidade, assegurando que nenhuma delas retornasse à área afetada pelos incêndios. Não há informações sobre o motivo desses turistas estarem em meio área de risco.

A chuva que chegou em Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (8), amenizou os incêndios no Pantanal, mas bombeiros militares seguem atuando para combater seis focos de incêndio que ainda não foram completamente extintos. Conforme o boletim diário de combate aos incêndios florestais, algumas áreas ainda apresentam focos e brasas ativos, que necessitam de combate, monitoramento e rescaldo.

As ações continuam direcionadas a seis focos de incêndio ativos, sendo um no município de Miranda, próximo à região do Salobra e que se estende até a BR-262; outro próximo à divisa entre Bolívia e Mato Grosso do Sul e à comunidade indígena Kadiwéu; outro nas regiões da Serra do Amolar e do Paiaguás e um nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque.

A Operação Pantanal 2024 chegou ao 129° dia. São 107 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul, divididos em Campo Grande, Corumbá, Anastácio, Miranda, Bonito e Porto Murtinho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias