Vale anuncia venda de empresas de minério de ferro, manganês e logística em MS
Segmento à venda emprega cerca de mil pessoas em Corumbá
Responsável por cerca de mil empregos em Corumbá, a 428 quilômetros da Capital, a Vale S.A. anunciou a venda das empresas que atuam com minério de ferro, manganês e logística na cidade. Maior empresa de mineração do mundo, a Vale ainda faz mistério sobre qual será o comprador, mas explicou em comunicado que a venda tem a ver com a estratégia de mercado.
A empresa explora minério de ferro e também detém o direito de exploração nas minas de Santa Cruz e do Urucum, em Corumbá. A estrutura toda foi adquirida por US$ 750 milhões, há 13 anos, em 2009. A Vale exporta os produtos pela hidrovia através do porto na região de Porto Esperança, município de Corumbá, além da utilização da ferrovia de Corumbá até Porto Esperança.
O secretário estadual de Produção, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, informou que tem acompanhado as negociações já que as empresas são importantes para o desenvolvimento da região. Segundo o secretário, a Vale está saindo da operação de manganês e de ferro, por isso, venderá as empresas na cidade.
“O governador Reinaldo e eu participamos de reunião com a diretoria da Vale, mas em nenhum momento foi informado qual será esta empresa que fará a aquisição. Mas dentro deste posicionamento, é muito claro que a Vale vai manter o nível de operação. Esse é o mínimo que nós discutimos muito. É necessário manter o nível atual de operação para que sejam mantidos os empregos e a produção de minério”, destacou Verruck.
Além dos empregos, a Vale é responsável hoje pelo pagamento de boa parte dos aproximadamente R$ 33 milhões pagos por empresas ao governo por meio de Cfem (Compensação Financeira da Exploração de Recursos Naturais).
Conforme o secretário, são esperadas melhorias na área de logística desses produtos.
![Vale anuncia venda de empresas de minério de ferro, manganês e logística em MS Vale anuncia venda de empresas de minério de ferro, manganês e logística em MS](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2022/04/04/3sum3b2778u88.png)
“Acreditamos que com a melhoria da questão logística, com a sinalização da própria concessão e o regime de autorização ferroviária, a perspectiva é de haja um incremento na produção e na exportação, além do envio para o mercado interno”, destacou o secretário, exaltando a qualidade tanto do manganês quanto do minério de ferro sul-mato-grossense.
Atualmente, a mina Urucum está a 22 km de Corumbá e atua na exploração a céu aberto de minério de ferro e mina subterrânea de minério de manganês. A mina Santa Cruz tem várias frentes de lavra.
A Vale tem ainda o pátio de expedição Pé da Serra, pátio de escoamento e pátio ferroviário Antônio Maria, pátio de expedição Tupacery, Porto Gregório Curvo, Terminal Portuário Granel Química (Ladário) e mina Belga.