Ministro da Saúde, governador e prefeitos firmam contratos para o SUS
Alexandre Padilha cumpre agenda hoje em Campo Grande
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador André Puccinelli e os prefeitos assinam hoje convênios para o Coap (Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde), que traz diretrizes e compromissos para melhor atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde). O evento acontece no hotel Jandaia, em Campo Grande.
Para não descumprir a legislação eleitoral, os prefeitos que disputam a reeleição não participam da solenidade e vão assinar os convênios na SES (Secretaria Estadual de Saúde). “É mais um marco do SUS, que é a gestão por metas, gestão por resultados”, afirma o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM).
Segundo o parlamentar, cada município deverá atingir as meta da especialidade para qual é credenciado para ter direito a solicitar credenciamento e recursos para novas especialidades. Mandetta cobra que os prefeitos pressionem o governo federal para que o repasse da União seja de 10% ao setor de saúde.
Mato Grosso do Sul é o segundo Estado a assinar o contrato organizativo com o Ministério da Saúde e o único que possui 100% de adesão nas macrorregiões e municípios. O contrato terá duração até dezembro de 2015.