MS recebe visita de 40 produtores rurais da Suécia
Na tarde de ontem a Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) recebeu 40 produtores rurais da Suécia, a maioria pecuaristas. A intenção dos suecos é conhecer as potencialidades agrícolas do Brasil, por isso, o grupo visita os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
O encontro faz parte de um roteiro de uma semana e o estado foi escolhido principalmente pela forma extensiva e natural em que o gado é engordado.
A Suécia tem uma economia de mercado desenvolvida e amplamente baseada nos setores de serviços, indústria pesada e comércio internacional. A criação de gado é considerada altamente desenvolvida.
O presidente da associação, Francisco Maia destacou, em sua exposição, o fato de que a população mundial só cresce e com ela melhora a vida das pessoas e, consequentemente aumenta o consumo de alimentos. Ele ressaltou que até 2050 seremos 9 bilhões de pessoas e o desafio é ampliar a produção de alimentos em pelo 70% para atender essa demanda.
Maia também lembrou que a ocupação dos cerrados pelos sulistas tornou hoje o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso pólos importantes na produção e exportação de grãos do Brasil.
Os suecos visitaram o Pantanal sul-mato-grossense, a fim de ver de perto o ecossistema mais preservado do Planeta. Eles viram que lá, a ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica) difunde e certifica a pecuária natural, do boi criado a pasto, naturalmente.
A proposta do encontro, além de estreitar a relação entre o Estado e a Suécia, é "criar vínculos que permitam a troca de experiência e o intercâmbio de soluções".
Para novembro está agendada uma visita de produtores canadenses à Acrissul.