Puccinelli destaca que ferrovias vão ligar Estado a portos
Incluídas no Programa de Investimento em Logística, as ferrovias vão ligar Mato Grosso do Sul a portos em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. “O transporte ferroviário está sendo prioridade, para que as ferrovias sejam velozmente construídas”, afirma o governador André Puccinelli (PMDB). O setor terá R$ 91 bilhões.
No modal ferroviário, o modelo proposto é de PPP (Parceria Público-Privada). Dos 12 trechos, dois passam pelo Estado. Um liga Maracaju as cidades paulistas de Panorama e Estrela do Oeste. O trajeto diverge da proposta do governo estadual, que solicitava que o ramal saísse de Estrela do Oeste e entrasse em Mato Grosso do Sul por Aparecida do Taboado. O percurso atenderia mais cidades no Estado. Panorama faz divisa com Brasilândia.
No governo estadual, o projeto batizado de ferrovia Pantanal, também incluía a ligação ferroviária com Porto Murtinho, proporcionando uma saída para o Oceano Pacífico, mas o trecho não foi incluso no projeto do governo federal.
A segunda ferrovia a ser destinada à PPP interliga Maracaju, Cascavel (PR) e Mafra (SC). Na parceria público-privada, o governo federal será responsável pela contratação da construção, da manutenção e da operação da ferrovia.
Pelo modelo, a empresa pública Valec, vinculada ao Ministério dos Transportes, compra a capacidade integral de transporte e faz oferta pública dessa capacidade para os usuários que queiram transportar carga própria, para operadores ferroviários independentes e para concessionárias de transporte ferroviário.