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Cidades

Governo anuncia concessão de 3 rodovias de MS à iniciativa privada

Aline dos Santos | 15/08/2012 11:56

A privatização atinge as principais rodovias que cruzam o Estado: 163, 262 e 267

Ministro dos Transportes destacou aumento de rodovias duplicadas. (Foto: Wilson Dias)
Ministro dos Transportes destacou aumento de rodovias duplicadas. (Foto: Wilson Dias)

Lançado nesta quarta-feira pelo governo federal, o Programa de Investimentos em Logística vai destinar três rodovias de Mato Grosso do Sul para a iniciativa privada: 163, 262 e 267.

No início de agosto, o Ministério dos Transportes autorizou a EBP (Estruturadora Brasileira de Projetos) a desenvolver estudos técnicos para concessão de 1.423 quilômetros de vias no Estado.

Em todo o país, serão nove lotes de rodovias. Os trechos são: BR 101, na Bahia; BR 262, no Espírito Santo e Minas; BR 153, em Tocantins e Goiás; BR 050, em Goiás e Minas Gerais; BR 163, no Mato Grosso; BR 163/BR 262/BR 267, no Mato Grosso do Sul; BR 060, no Distrito Federal, e BR 153, em Goiás e Minas; BR 262 em Minas; BR 116 em Minas; BR 040 no Distrito Federal, Goiás e Minas.

Os investimentos, nos próximos 25 anos, vão somar R$ 133 bilhões, sendo R$ 79,5 bilhões investidos nos primeiros cinco anos. Para as rodovias, o total investido será R$ 42 bilhões e para as ferrovias, o programa de investimentos soma R$ 91 bilhões.

Mapa mostra lotes de rodovias.
Mapa mostra lotes de rodovias.

Em entrevista coletiva, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que a rede de rodovia duplicada será de 5.700 km em cinco anos. Enquanto que hoje a rede de via duplicada alcança pouco mais de 5 mil quilômetros.

Ao lançar o programa, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o Brasil enfrenta décadas de atraso em relação à logística. “Temos que ter uma logística eficiente para sermos economicamente competitivos diante das dificuldades internacionais, para gerar emprego e garantir renda à população”, salientou.

Conforme a Agência Brasil, o modelo de concessão de rodovias anunciado hoje terá investimentos concentrados nos cinco primeiros anos de concessão e a condição para seleção do concessionário é oferecer a menor tarifa de pedágio. O valor será cobrado quando 10% da obra estiver concluída.

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