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Cidades

Fundação de Turismo tem R$ 12 milhões de fundo e gasta até com festa eletrônica

Oriundo de fontes privadas, especialmente da concessionária Energisa, o fundo já pagou R$ 2.507.458,71 em 2025

Por Lucia Morel | 17/04/2025 14:50
Fundação de Turismo tem R$ 12 milhões de fundo e gasta até com festa eletrônica
Stand de MS em World Travel Market Latin America. (Foto: Fundtur)

Com um caixa de R$ 12,7 milhões para usar em 2025, o Fundo para o Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso do Sul, já repassou  R$ 3.128.321,25 entre janeiro e 17 de abril, segundo o Portal da Transparência do Governo do Estado. Oriundo de fontes privadas, especialmente da concessionária Energisa, só com publicidade já foram usados R$ 2.507.458,71 este ano pela Fundação de Turismo do Estado.

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A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul possui um fundo de R$ 12,7 milhões, com gastos de R$ 3,1 milhões até abril de 2025, principalmente em publicidade. Recentemente, investiu em eventos privados, como uma festa eletrônica e um encontro em Bonito, gerando questionamentos. O diretor Bruno Wendling defende os gastos, citando aumento de 12% no fluxo de turistas internacionais, embora abaixo da média nacional de 47,8%. A fundação também gastou R$ 770 mil na WTM Latin America 2025 para promover o turismo local. Apesar de críticas, Wendling acredita que as ações consolidam o estado como referência em gestão de destinos.

O que chamou atenção nesta semana foi a aplicação de recursos em eventos privados, como festa eletrônica em Campo Grande e encontro em Bonito, com ingressos de até 600 dólares.

Investimentos que ainda não apareceram na transparência, mas estão no Diário Oficial do Estado são o de R$ 750 mil na Adventure Elevate Latin America 2025, que ocorre entre 27 e 29 de abril de 2025 em Bonito; e R$ 200 mil no Greenvalley Presents Vintage Culture”, que será em 26 de abril de 2025, em Campo Grande.

O diretor presidente Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, defende esse tipo de gasto. Segundo ele, "os investimentos citados são oriundos de uma estratégia bem elaborada e que vem sendo executada nos últimos anos com muito sucesso".

Para respaldar o que diz, ele cita o aumento de fluxo turístico no Estado. "Esse primeiro trimestre tivemos 12% de aumento de fluxo de turistas internacionais em relação a 2024 e março foi o melhor mês de fluxo de Bonito da história", diz.

Apesar da comemoração, o índice apresentado é bem menor que o da média nacional, que nos três primeiros meses deste ano foi 47,8% superior ao mesmo período de 2024.

Em relação à festa eletrônica particular, que tem ingressos de até R$ 490, o argumento é que o evento vai atrair também público regional e "reforça identidade turística", diz, falando em "branding", estratégia de construir e fortalecer uma marca no imaginário do público.

"São ações de mesclam promoção e apoio a comercialização", defende. No "relatório de Bruno ele relaciona "a WTM que é a maior feira da América Latina e que terminou ontem em São Paulo com a presença de mais de 30 empresas do MS onde lançamos várias novidades (Festivais do MS, novos voos, novos produtos, etc) ... o Adventure Elevate é o principal evento de Ecoturismo da América Latina e vai ocorrer em Bonito daqui 10 dias, onde 250 operadores internacionais estarão no Estado, conhecerão nossos destinos e vão fazer rodadas de negócios com nossos empresários".

Com WTM Latin América 2025, a Fundação gastou R$ 770 mil, com o objetivo de divulgar festivais como o de Bonito, por exemplo. O mesmo ocorreu em 2024, mas os números não mostram resultados, pelo menos em relação ao evento na capital do ecoturismo aqui do Estado. Enquanto em 2023 o público do Festival de Bonito, conforme divulgação oficial, chegou aos 100 mil, em 2024 não ultrapassou 95 mil.

Mesmo assim, Bruno garante que "a mescla de ações de promoção fora do estado, captação eventos para dentro do estado que visam apoiar a comercialização e apoiar eventos que gerem fluxo, são estratégias importantes que vem consolidando o MS como referência em gestão de Destinos no Brasil."

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