UFMS lidera ranking nacional em MS e públicas superam particulares
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) é a melhor universidade do Estado segundo ranking divulgado nesta segunda-feira (8) pelo jornal Folha de São Paulo. Em comparação com as universidades públicas e privadas de todo o país, a UFMS aparece na 37ª colocação de um total de 192 instituições avaliadas.
Diferente das escolas de ensino fundamental e médio, quando o assunto é ensino superior as instituições públicas superam as privadas. No Estado, a universidade que ocupa a segunda colocação no ranking é a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na avaliação nacional a instituição está em 115º lugar.
A terceira universidade a pontuar no ranking é a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que na disputa nacional aparece na 123ª colocação.
As duas universidade privadas que aparecem na classificação nacional são a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), no 4º lugar estadual e 149º nacional e a Uniderp-Anhanguera, na 5ª colocação em Mato Grosso do Sul e 152ª em comparação com instituições de todo o país.
Segundo o jornal que promoveu a pesquisa, a avaliação analisa indicadores como o volume de publicações científicas, a opinião de profissionais envolvidos no ensino, a inovação, internacionalização e avaliação do mercado. A USP (Universidade de São Paulo) lidera o ranking nacional com melhor nota em 20 cursos.
Cursos – Em relação ao curso mais concorrido do Estado, Medicina, a UFMS também lidera e no ranking nacional a instituição aparece na 28ª colocação. Completam a classificação a UFGD, no 60º lugar nacional e a Uniderp-Anhanguera, em 64º lugar no país.
Outro curso com grande procura nos vestibulares, Direito, foi mais bem avaliado na UCDB. Completam o ranking nacional a Uniderp Anhanguera, Facsul (Faculdade de Mato Grosso do Sul), UFGD e UFMS. A pesquisa completa pode ser acessada neste link.