Como a sua imagem profissional pode atrapalhar sua carreira
As competências relacionadas à imagem não são tão fáceis de mensurar
Toda e qualquer carreira pode empacar por três pontos: conhecimento técnico, resultados ou imagem. As competências técnicas exigidas em qualquer profissão normalmente podem ser demonstradas por resultados, fatos e números. Já as competências relacionadas à imagem (aparência, comportamento e comunicação) são mais difíceis de serem mensuradas, e dependem muito da avaliação dos outros.
Conhecimento técnico e resultados permite subir os primeiros degraus da carreira, mas para continuar subindo, as habilidades comportamentais e de comunicação são fundamentais. A maneira como você percebido pelas pessoas no seu ambiente profissional pode estar impedindo de crescer. Muitas vezes, a imagem que você transmite é resumida pelos seus pares em um palavra, como “gente boa”, “muito focado”, e etc., mas se essa única palavra for negativa, como “fofoqueiro”, “reclamão”, “desonesto”, aí é um problema. Estamos falando aqui de reputação, e ela é o bem mais valioso que você pode ter.
Cuidar da sua imagem não significa criar um personagem e fingir ser algo que você não é, mas cuidar da maneira como trata as outras pessoas no seu dia a dia (com gentileza, cordialidade e respeito), do jeito como se comunica (ouvindo as outras pessoas, comunicação não verbal positiva, tom de voz e conteúdo da fala). É um trabalho de formiguinha, contínuo e diário. Alguns dias cometemos alguns deslizes, estamos mais chateados, introspectivos, afinal ninguém é perfeito e todos temos problemas, mas a sua imagem não trabalha com a exceção, e sim com a regra.
Claro que depende da exceção. Se for algo que manche a sua reputação, como mentira e desonestidade, aí é mais complicado de reverter.
Alguns pontos para trabalhar diariamente:
1) Fuja de conflitos desnecessários. Leva-se anos para construir uma imagem positiva, e as vezes uma atitude errada pode desfazer tudo em segundos. Escolha bem cada uma de suas batalhas.
2) Cuide da aparência no dia a dia. Higiene pessoal e vestimenta adequada para os locais que você frequenta.
3) Treine sua comunicação: o modo como fala com as pessoas, tom de voz e linguagem não verbal
4) Cuide da maneira como se comporta: o jeito como trata as outras pessoas, se é gentil, se colabora quando necessário, entre outros.
(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.
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