ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 32º

Boa Imagem

Aprenda como saber o que vestir nos eventos sociais!

A indicação de traje nos convites de eventos sociais, serve como guia para te ajudar na escolha da vestimeta

Por Larissa Almeida (*) | 03/10/2023 14:10

Se você já recebeu um convite que indicava “traje esporte fino”, ou “passeio completo” e ficou na dúvida sobre o que vestir, a coluna de hoje vai te ajudar. Longe de ser uma imposição, a indicação de traje nos convites de eventos sociais tem objetivo de auxiliar os convidados em suas escolhas, para que eles saibam o nível de formalidade do evento e não se vistam de uma forma muito diferente dos demais. Imagina ir de calça jeans e tênis em um evento onde estão todos de terno?

O dress code (código de vestimenta) de eventos sociais é diferente do usado na vestimenta profissional, e se divide basicamente em:

Esporte ou casual: não deixe o nome te enganar. Aqui, não entra look de moletom, camiseta de time de futebol, legging ou tênis de academia e jeans. É o tipo de dress code mais informal de todos, mas ainda assim exige uma certa formalidade. Se optar por uma calça jeans, combine com sandálias de couro, uma blusa bonita, acessórios arrumados, e uma maquiagem leve. É muito usado em confraternizações diurnas e aniversários. No caso dos homens, calça jeans ou de sarja, combinados com camiseta polo, funcionam super bem. Pode optar por tênis casual, de lona, para finalizar.

Esporte fino ou passeio: aqui mora o perigo. O nome pode sugerir algo esportivo, mas preste mais atenção ao fino. O nível de formalidade aqui sobe um pouco mais. É utilizado em coquetéis, inaugurações e algumas formaturas. Os tecidos são mais nobres e os acessórios mais finos. Aqui não entra mais tênis. Vestidos curtos, calça alfaiataria com camisa, saia midi com blusa e sandália salto bloco são boas opções. Para os homens, uma calça social com camisa e tênis de couro funciona super bem.

Social ou passeio completo: este é o traje utilizado na maioria dos casamentos e formaturas. Aposte em tecidos nobres como seda, transparências, algum brilho, sapatos de salto, acessórios mais refinados, e cabelos com penteados. Repare que não existe a necessidade de usar vestido longo em casamentos (a não ser que o traje venha descrito no convite como black tie). Para os homens, costume (calça e paletó) com gravata é suficiente, acompanhado de sapato social de couro e cinto na mesma cor dos sapato.

Gala ou Black Tie: aqui entra todo o glamour e sofisticação. Utilizado em tapetes vermelhos, grandes premiações, e casamentos noturnos mais luxuosos. Vestidos longos, brilhos, joias com pedras preciosas, sandálias ornamentadas, penteado e maquiagem caprichada são uma boa pedida. Para os homens, smoking e gravata borboleta, complementados com sapatos em couro envernizado, que são o ápice da formalidade.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram  @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias