ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  31    CAMPO GRANDE 21º

Boa Imagem

Você costuma ter este tipo de comportamento irritante?

Às vezes, nem é por mal, mas alguns exemplos incomodam as pessoas e atrapalham a sua imagem pessoal

Por Larissa Almeida (*) | 28/03/2025 08:15

Dia desses, vi uma enquete nas redes sociais sobre comportamentos que as pessoas consideravam irritantes nas outras. Li de tudo, alguns exagerados, outros completamente compreensíveis. Resolvi trazer o tema aqui para a coluna porque, muitas vezes, você pode estar se comportando de uma maneira que incomoda as pessoas com as quais você entra em contato ou divide espaço, sem se dar conta disso.

O certo é que vivemos em sociedade, precisamos uns dos outros e precisamos ter bom senso, algo que está em falta hoje em dia no mundo.

Então vamos aos pontos que mais irritam as pessoas, de forma geral, por ordem de irritação:

5) Falar “Oi, tudo bem” no WhatsApp e esperar a outra pessoa responder

Quando alguém só manda um “oi, tudo bem” no WhatsApp e mais nada em seguida parece um teste para ver se pode ou não pedir alguma coisa. Terrível. A vida é corrida, ninguém tem muito tempo sobrando, e simplesmente enviar uma mensagem incompleta dessas, pega muito mal. Já deixa quem recebeu desconfiado. Afinal, quem manda mensagem para outra pessoa (que não seja do núcleo íntimo) só querendo saber se o outro está bem? Diga tudo o que deseja de uma vez, sem rodeios.

- Oi, tudo bem fulano? Gostaria de te convidar para ir à uma feijoada na minha casa, na sexta-feira 28, às 19 horas. Você topa?

- Oi, tudo bem fulano? Gostaria de saber se poderia trabalhar na semana que vem para podermos resolver a demanda XYZ.

Simples assim.

4) Invadir o espaço sonoro das outras pessoas

Colocar som alto na praia, no seu apartamento, ou em qualquer local público e achar que as pessoas devem ser obrigadas a escutar a sua música é péssimo. O mesmo vale para quem conversa alto no restaurante, quem fala alto no trabalho, ou conversa alto no celular em uma antessala de médico, ou qualquer lugar silencioso. Um horror!

3) Falta de noção de espaço pessoal

Sabe aquelas pessoas que chegam na casa dos outros e já vão abrindo a geladeira alheia, ou mexem nas coisas dos outros sem pedir permissão, ou pegam os pertences alheios sem perguntar antes, ou pior, falam pegando em pessoas com as quais não tem intimidade nenhuma? Pois é, tudo isso é invasivo e absolutamente desconfortável para a vítima da sua invasão.

2) Se convidar para ir à casa dos outros ou no passeio dos outros 

Essa causa irritação instantânea. Em pleno século XXI, e com tanto acesso a regras de etiqueta e boas maneiras algumas pessoas ainda insistem em cometer este tipo de gafe.

Fulano conta que vai passar o final de semana em Rio Verde. Aí vai o sem noção e pergunta se pode ir junto, se tem mais lugar no carro.

Ou aquele tipo bem sem noção que diz: “estou com saudade de você fulana, o que acha de eu ir almoçar na sua casa amanhã”. Oi?

1) Não cumprimentar as pessoas

Todo mundo conhece alguém que não dá bom dia ao porteiro, que passa pelas pessoas e não cumprimenta ninguém, que chega ao local de trabalho e não se dá ao trabalho de dizer nem olá aos colegas. É primordial que todas as pessoas que entram em contato conosco ao longo do dia recebem os cumprimentos adequados: bom dia/boa tarde/boa noite, olá, e assim por diante. É o mínimo.

Tem mais algum comportamento que você acha irritante? Me conta!

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias