As galinhas são promíscuas? E os galos, são comportadinhos?
As galinhas tem uma complexa vida social. Elas têm um sistema de comunicação sofisticado com mais de 24 vocalizações diferentes. Costumam formar grupos mistos, de galos e galinhas, com até 15 membros. E vivem dentro de uma hierarquia muito forte. Sempre há um galo dominante, encarregado de defender o território, seguido pelo resto dos machos e por ultimo, as fêmeas.
Ambos os sexos são promíscuos.
Um dado relevante para compreender seu comportamento é que ambos os sexos são promíscuos. Se ser "galinha" para as mulheres é ter relações com muitos homens, ser "galo" deveria ter o mesmo significado. O grande objetivo da vida de uma ave galo é ter relações com o maior número de galinhas e repelir os demais machos. Já as galinhas, preferem ter relacionamentos variados com galos dominantes, no topo da hierarquia social. Quando uma galinha está tendo relação com um galo pouco dominante e há um galo dominante próximo, ela vocaliza para que ele retire o subordinado, tomando assim seu lugar.
A competição continua.
Mas essa disputa não cessa quando um galo ejacula em uma galinha. Continua dentro do corpo delas. As galinhas podem armazenar o esperma de diferentes galos durante duas semanas. São os espermatozoides que decidem qual deles conseguirá a fecundação. E elas têm um "as na manga". Quando são forçadas por um galo, são capazes de expulsar o sêmen dessa relação indesejada e ficar com apenas o do galo dominante.