ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Em Pauta

Copa da Argentina 78. Por trás do bigode do ditador

Mário Sérgio Lorenzetto | 30/11/2022 10:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Futebol e política sempre estiveram entrelaçados. A Copa da Argentina, em 1.978, tentou esconder algo obscuro, turvo. Uma ditadura sanguinária e seus assassinatos sumários. Os 30.000 desaparecimentos. As milhares de torturas na ESMA - a escola mecânica da armada. As centenas de pessoas jogadas de aviões no rio.  As mães da "Plaza de Mayo" solitárias.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tentando lavar a imagem.

Com o mundial de 78, a Junta Militar argentina tentava lavar sua imagem. Explorava o nacionalismo. Utilizava o futebol. Para que todos olhassem os jogos e não enxergassem o bigode do ditador Videla. Seguiram vivendo sob as mesmas regras: estado de sítio, restrições às liberdades, censura, temor, ritmo de desaparecimentos igual aos meses anteriores.....


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ainda faltavam 3.000 dias.

Depois da Copa, restariam 3.000 dias para a ditadura argentina chegar ao fim. Souberam manipular o futebol para aumentar o tempo de vida desse sanguinário regime. "Fomos utilizados", afirmou Cesar Menotti, o técnico da seleção. "Fomos reconhecidos", pensava Videla, por trás de seu bigode. Argentina 78, Qatar 22.

Nos siga no Google Notícias