ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 23º

Em Pauta

Corumbá, a cidade das aroeiras, tem história altamente confusa

Mário Sérgio Lorenzetto | 11/11/2022 08:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Corumbá ou Albuquerque é a povoação mais antiga? O local, no Porto Geral, ostentando uma cruz de aroeira, é o mesmo onde o sargento Marcelino Roiz Camponês fincou a cruz original em 21 de setembro de 1.778? E a palavra "Corumbá" é tupi-guarani? Na verdade, toda confusão, que é grande, começou com muitos tropeços, enganos e despreparo dos portugueses e de aventureiros que se estabeleceram nessa região.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O samba do militar doido.

As trapalhadas começam com o governador Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres decidindo fundar às margens do rio Paraguai um forte como marco do domínio português e meio de defesa contra ataques indígenas. Foi escolhido o local denominado "Fecho dos Morros". Iniciando uma sequência de bagunças, o capitão Matias Ribeiro Costa fundou, por engano, o Forte Coimbra em outro local. Esse capitão foi punido e substituído pelo sargento Marcelino Roiz Camponês. Sua missão era encontrar um local mais adequado para instalar o forte. O governador, além do forte, desejava instalar um povoado na região. Ocorreria uma sucessão de enganos logo a seguir.....


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Leme do Prado é escolhido para povoar a região.

Para essa missão, o governador destacou o sertanista Leme do Prado. Encontrou um terreno que julgou adequado e, para puxar o saco do governador, denominou esse novo povoado de Albuquerque. No mesmo ano, Leme do Prado encontrou, ao norte, um local "mais aprazível" com belas barrancas (Corumbá) e voltou a Cuiabá para arrumar pessoas dispostas a viver nesse lugar e arrumar dinheiro com o governador. Não conseguiu. Dois anos depois, Leme do Prado voltou à região. Desta vez, começou a povoar o que seria Ladário. A confusão aumentava.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Camponês entra na parada novamente.

Em 21 de setembro de 1.778 , Marcelino Roiz Camponês, saindo do forte de Coimbra, tomou posse do lugar onde já tinham fincado a cruz e tomado posse, o local das barrancas, muito aprazível. E denominou esse lugar de Albuquerque. Nova tentativa de puxar o saco do governador. Outra bagunça. Esse lugar, obviamente, é onde hoje está assentada Corumbá. Não tendo como viver, Camponês abandonou esse lugar e foi viver onde hoje é Ladário, nas terras de Leme do Prado. E as dificuldades continuariam... Para infelicidade dos poucos moradores (mais de cem) de Corumbá, além da miséria reinante, foi destruída em 1.800 por um incêndio, que só não atingiu a capela coberta de telhas. Apesar de toda adversidade, os moradores procuraram reconstruir a povoação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Corumbá significa aroeira?

Quanto ao nome de Corumbá, não há dúvida sobre a origem tupi-guarani. No entanto, seu significado continua provocando confusão. Alguns estudiosos entendem que significa "banco de cascalho". Outros afirmam que os índios chamavam as altas barrancas de "Corum Ubá". Finalmente, há os que postulam que essa palavra significa "aroeira".
Nos siga no Google Notícias