Frutas sem sementes e alface de longa vida, a revolução CRISPR
Superfood. Essa é a palavra inventada recentemente para designar alimentos que seriam ultra-nutritivos. Os mais famosos são o brócolis, a mostarda, a maçã, chia e mirtilo. É na mostarda que os cientistas depositam as maiores esperanças de aprovação do governo norte-americano para as mudanças genéticas feitas com a técnica CRISPR. Uma vez aprovada a mostarda, começarão a modificar outros vegetais.
Sai pra lá sabor amargo.
As folhas de mostarda encantam os nutricionistas, mas não os consumidores. O problema de seu consumo está no amargor. Poucos incluem esse vegetal céu na salada por culpa de seu sabor. A empresa dos EUA "Pairwise" conseguiu um feito inédito: além de eliminar os genes do amargor das folhas de mostarda, com "as tesouras" CRISPR, dobraram a quantidade de vitaminas nessas folhas. A mostarda ficou deliciosa é ultra-nutritiva, diz a empresa. Esperam obter a permissão para levar ao mercado ainda neste ano.
Frutas sem semente e alface de longa vida.
Criar amoras e framboesas sem sementes. Desenvolver frutas sem caroço que possam ser comidas em uma mordida só. Aumentar o prazo de validade de algumas folhagens, como a alface. E acelerar as adaptações exigidas pelas mudanças climáticas. Esses são os objetivos da Pairwise. Tenham certeza, logo chegarão a muitos destes resultados. Estão investindo fortunas nas pesquisas.