História incompleta: o sandwich surgiu em uma mesa de pôker
Feliz Dia Mundial do Sandwich! No 3 de novembro celebramos a nobre arte de comer um dos alimentos mais populares do mundo. É verdade que comer pão com outro alimento é tão antigo quanto a Mesopotâmia, quando surgiram as primeiras cidades onde atualmente é a Turquia, Irã e Iraque. Os egípcios e romanos também amavam comer alimentos envoltos em pedaços de pão. Mas o sandwich só se popularizará no século XVIII.
Um homem chamado Sandwich.
Quem popularizou esse alimento foi John Montagu, conde de Sandwich. Existe, até hoje, a pequena cidade no sudeste da Inglaterra chamada Sandwich. O conde dessa cidadezinha desempenhou cargos militares e políticos de envergadura. Era muito famoso. Também era um aficionado de jogos de carta. Uma das versões de sua história diz que adorava jogar o predecessor francês do pôker. Contam que as partidas que Montagu participava demoravam dias inteiros. E ele seguia comendo sem abandonar a mesa. Como odiava cartas de baralho sujas, pedia a seus criados que lhe dessem um par de pedaços de pão com carne. Foi ele quem popularizou esse costume de envolver carne com dois pedaços de pão na Inglaterra.
Uma celebridade.
Montagu foi o que hoje chamamos de "celebridade". Alguém que sobe uma "story" no Instagram com um truque gastronômico. Um modelo a seguir. Amado pelo povo. Foi ele que colocou seu próprio nome nessa iguaria. Deu status a algo que ninguém prestava atenção. Os mecanismos da modernidade são tão velhos como as montanhas. Mas essa é uma história incompleta. Quem criou o Dia do Sandwich se atrapalhou. Montagu não nasceu no dia 3 de novembro e sim no dia 13. O problema é que o dia 13 de novembro estava ocupado. Nessa data, comemoram o Dia da Bondade e do Turismo de Vinho.