ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 17º

Em Pauta

"Não tolero ser calvo", o cabelo é a grande obsessão masculina

Mário Sérgio Lorenzetto | 23/10/2022 09:53
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Para Cleópatra era mortificante a queda de seus cabelos. A mais famosa autoridade feminina de todos os tempos tratou de colocar todo tipo de unguentos para sustar a queda de suas madeixas. Começou usando medula de cervo, passou para extrato de cactos, tentou esterco de burro e terminou seus dias usando uma gororoba composta por gordura de ratos, urina e dentes de cavalo. Julio César, seu famoso amante, seguiu os mesmos procedimentos. A saída foi usar - dia e noite - uma coroa que disfarçasse sua imensa calva. César sofreu muito com sua careca pois os romanos a consideravam antiestética e a associavam a uma virilidade minguante. E virilidade era a marca distintiva dos romanos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os herdeiros do esterco de burro.

Hoje, dispomos de um imenso leque de opções como as gororobas usadas por Cleópatra e César. Há loções, suplementos vitamínicos, shampoos e tônicos. Nenhum tem fundamento científico. Apenas uma enganação para pegar desesperados. A lista é gigantesca. Shampoo de zinco, colágeno, silício, biotina, cafeína, própolis..... nenhum desses produtos atravessa a camada de pele do couro cabeludo. Nenhum efeito fazem sobre a calvície. Me estranha ver homens entrando nas farmácias pedindo "algo para a calvície". Nunca vi alguém pedir "algo para os olhos".


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Minoxidil, a novidade.

A alopécia necessita, em primeiro lugar, de um bom diagnóstico. Nem todas são iguais. Todavia, muitos continuam tentando curas milagrosas, sem ouvir a opinião médica. Há pouco, o jornal New York Times viralizou com uma matéria sobre o minoxidil. Diz a matéria que esse vasodilatador vem sendo testado há muitos anos para resolver o problema da calvície masculina. Ele vem sendo usado via oral, em doses baixas. Também afirmam que "por poucos centavos resolveria a alopecia leve ou moderada, de forma rápida e segura". Algo perto de um milagre. Há de se considerar que o uso desse fármaco para combater a calvície não foi aprovado pela FDA e por nenhuma outra agência que libera medicamentos.
Nos siga no Google Notícias