ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Em Pauta

Personagens gordos seguem sendo tabu nos filmes e séries

Mário Sérgio Lorenzetto | 01/02/2023 09:10
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Negros romperam definitivamente o racismo em filmes e séries. Gays seguem o mesmo caminho. Gordos não. Personagens gordos são raríssimos, a gordofobia impera no mundo audiovisual. É um reflexo do cotidiano. Desde os minúsculos assentos nos aviões até nas poltronas de consultórios médicos. Não é teoria, observei ontem um gordo em pé na sala de espera de consultório devido a poltrona ser pequena. O incrível é que dois médicos desse consultório realizam cirurgias bariátricas. Os comentários - públicos ou privados - quando alguém ganha peso seguem sendo causa de discriminação.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Gordos, mas invisíveis.

A sociedade não gosta de falar com gente gorda, ver gente gorda, crer em pessoas gordas ou escutar gordos. Esse rechaço tem graves consequências para a saúde delas. Começa na infância. Há muitos médicos que põem um trilhão de regimes para crianças gordas que estão super saudáveis. Para jovens gordos é ainda pior. Tornam-se obsessivos, vão à balança três ou quatro vezes ao dia.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Palavras neutras?

O problema emerge inclusive na forma de tratar gordos. Teríamos de usar termos supostamente neutros como "obesos" ou "pessoas com sobrepeso". São palavras que reduzem a diversidade corporal a categorias excludentes baseadas no índice de massa corporal. Esse índice nunca foi pensado para medir saúde individual. É uma medida demasiadamente simples para um problema demasiadamente complexo.

Nos siga no Google Notícias