Petróleo na Amazônia colocará Lula contra Marina outra vez?
O desmatamento na Amazônia caiu 61% em janeiro. Mérito de Lula? O atual presidente também agiu com rapidez e energia frente à mortandade dos yanomamis. Mas essas são decisões fáceis. Esperadas. A mais difícil está por chegar. E o nome dessa pauta complicada é petróleo.
Petrobras terá carta branca para explorar petróleo na Amazônia?
Em uma época em que os combustíveis fósseis são os principais vilões da causa ambientalista, parece inacreditável que exista um projeto no Brasil para furar o solo amazônico explorando petróleo. Mas esse projeto existe. E a Petrobras já manifestou a intenção de seguir com seus planos de explorar combustível na desembocadura do rio Amazonas. Essa é uma região ultra-sensível e pouco estudada. No outro lado da trincheira, há Marina Silva, a ministra do Meio Ambiente. Ela vem deixando claro que analisará esse projeto com lupa. Faltou coragem para afirmar que não permitirá essa exploração. Mas, apesar da pouca coragem, não terá outra alternativa que lutar publicamente contra a exploração. Se outro fosse o presidente da República, já estaria gritando nas ruas.
Lula na encruzilhada.
A memória cuida de lembrar um Lula com as mãos sujas de petróleo promovendo um "país rico" em seu segundo mandato. Vendia a imagem de que estávamos saindo da pobreza histórica. O marketing era falso, mas teve sucesso. Lula sempre foi adepto da exploração petrolífera. Até mesmo da super exploração, daquela que agride o meio ambiente. Mas estes são novos tempos. A causa mais importante do governo Lula é a ambiental. O combate à pobreza deixou de ser peça de propaganda. Foi adotado inclusive por Bolsonaro. Frente ao mundo, o que distingue Lula de Bolsonaro é o ambientalismo.
Marina entrará em outro OVNI?
Em suma, Lula tentará obter dinheiro para os depauperados cofres públicos de Brasília ou mandará o projeto de exploração de petróleo na Amazônia para alguma gaveta? Vem aí o segundo round do vale tudo entre Lula e Marina? No primeiro, barragem da hidroelétrica de Belo Monte, Lula mandou Marina entrar em um OVNI verde rumando para o espaço sideral.