ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Em Pauta

Por que choramos? Lágrimas valem mais que tranquilizantes

Mário Sérgio Lorenzetto | 02/11/2022 08:36
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
O domingo foi dia de choro. Se algo uniu os brasileiros - vencedores e derrotados - foi a choradeira. Do ponto de vista fisiológico, as lágrimas comovidas dos eleitores são praticamente as mesmas que derramamos quando cortamos uma cebola. Elas não passam de gotinhas produzidas pela glândula lacrimal e formada por três camadas: uma película de gordura, mais externa, envolvendo o recheio de água, que fica sobre um filete de muco.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Lágrimas para expressar sentimentos.

Há lagrimas lubrificantes. Aquelas que umedecem, nutrem e limpam a córnea dos olhos. Mas ninguém sabe explicar direito como ocorrem as lagrimas sentimentais. A hipótese mais plausível é a de que o choro tenha surgido antes da linguagem falada, como uma expressão para comunicar a dor. Há uma pesquisa espanhola que mostra que jovens choram muito. Depois de 1.100 testes, verificaram que as jovens universitárias choram três vezes por semana. Já os jovens, choram duas vezes. (Sim, eles choram! Mesmo que seja às escondidas). Há um consenso: em linhas gerais, as lagrimas emocionais podem ser identificadas como "pedidos de ajuda" (dor física, medo, raiva, humilhação, solidão e tristeza). Também pode ser identificada como "oferecimento de ajuda" (solidariedade, entrega religiosa, amor passional, amor humanitário, alegria, lembranças sentimentais).


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Mecanismo natural de cura.

As pesquisas estão demonstrando que as lagrimas aparecem quando o organismo está se restabelecendo de uma profusão de emoções. Ao contrário do que se pensa, não ocorre no clímax, no ápice de uma emoção. Vem logo a seguir. Trata-se de uma reação pós-crise, de um mecanismo natural de cura, dizem os cientistas. Um bom choro vale mais que doses de tranquilizantes. Portanto, luz verde para as lagrimas. Da próxima vez que sentir fortes emoções, abra as comportas sem culpa.
Nos siga no Google Notícias