Marketing digital para empresas
Não é mais possível ignorar o potencial do marketing digital para o mundo dos negócios. O hardware mais barato e o aumento da velocidade de conexão democratizaram o acesso à web. Como consequência uma oferta ainda maior de produtos e serviços passaram a ser disponibilizados por esse meio ampliando cada vez mais as transações via internet.
Além da migração em massa dos mercados tradicionais para a internet houve também o surgimento de novas tecnologias, startups, redes sociais, marketplaces e serviços de streaming. Mesmo conscientes e testemunhas desta revolução alguns empresários ainda questionam-se sobre a real importância de adotar ações voltadas ao universo digital.
Desenvolvemos este artigo justamente para aqueles que ainda duvidam desse potencial. A seguir elencamos 3 das principais razões sobre o porquê do marketing digital ser tudo o que você precisa para desenvolver ainda mais a sua empresa. Acompanhe agora e tire suas conclusões.
Trata-se de uma tendência global e irreversível
O futuro dos negócios passa pelo mundo digital e isso não é apenas uma projeção e sim uma realidade já presente. A internet constitui-se de uma massa gigantesca de pessoas interagindo, comprando, aprendendo, pesquisando e realizando outras inúmeras ações no mundo digital, antes restritas apenas ao mundo real. Podemos confirmar quão impressionantes são esses movimentos traduzindo-os em números.
Mais de 100 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os meses. São buscas por produtos, comparação de preços, pesquisa de reputação e outras informações relevantes feitas ininterruptamente. No Brasil 1\4 da população já realizou compras pela internet. Em 2016 esse comportamento representou 44 bilhões de reais em faturamento segundo o relatório webshoppers.
Proporciona o detalhamento dos resultados obtidos
Uma das principais vantagens do marketing digital diz respeito ao seu alto grau de mensuração. No marketing tradicional o impacto e o retorno financeiro das principais estratégias de mídia não podem ser mensuradas com exatidão. No marketing digital a realidade é outra.
Além da análise de resultados gerais como visitas, taxa de conversão e cadastro de leads, existe a possibilidade de se estabelecer KPIs (indicadores chave de performance) específicos para a sua estratégia de negócio. Com a análise minuciosa dos fatores que mais influenciam no desempenho das ações realizadas é possível obter subsídios para a tomada de decisão.
Torna as ações de marketing mais eficientes
Devemos destacar ainda a vantagem pelo custo das mídias digitais em relação aos veículos tradicionais. Ferramentas como o Facebook Ads ou Google Ads permitem criar campanhas com valores iniciais muito baixos se comparados as mídias offline. Comece criando um site e blog para se apresentar ao mercado e perfis nas redes sociais do seu público alvo.
Alimente essa relação com conteúdos de qualidade para que sua empresa construa autoridade em seu segmento. Essa é a essência da estratégia do marketing de atração. Nela o foco é o relacionamento baseado na entrega de conteúdos de alto valor que representarão vendas e fidelização no médio e longo prazo.
Até aqui podemos observar que os números confirmam a necessidade urgente de construção da presença online do seu produto, serviço ou empresa. A tomada de decisão de compras ficou ainda mais dinâmica com a disseminação dos comparadores de preços, blogs especializados, fóruns de discussão, reviews de produtos e outros.
Essa nova maneira de consumir foi caracterizada pelo Google como o “momento zero da verdade”, ou seja, o momento em que o consumidor está se decidindo sobre a compra antes mesmo de ir até um estabelecimento. É na internet que o consumidor está adquirindo informações e portanto é lá que você deve buscar influenciar esse comportamento em seu benefício.
Essas são apenas algumas das razões que podemos enumerar sobre a importância das estratégias digitais. Você leitor está convencido agora? Deixe o seu comentário e amplie ainda mais sua compreensão sobre a importância do marketing digital para o universo do empreendedorismo.
Disclaimer: A informação contida nestes artigos, ou em qualquer outra publicação relacionada com o nome do autor, não constitui orientação direta ou indicação de produtos de investimentos. Antes de começar a operar no SFN - Sistema Financeiro Nacional o leitor deverá aprofundar seus conhecimentos, buscando auxílio de profissionais habilitados para análise de seu perfil específico. Portanto, fica o autor isento de qualquer responsabilidade pelos atos cometidos de terceiros e suas consequências.