Campo Grande Saneada: Águas implantará 150km de rede de esgoto
Até o final do ano, obras chegam a mais de 16 mil famílias, perto da universalização do serviço na Capital
Até o final de 2023, Campo Grande passará a contar com mais 150 quilômetros de rede esgoto implantada na cidade através do programa “Campo Grande Saneada”. A iniciativa, desenvolvida pela Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na capital sul-mato-grossense, foi planejada em conjunto com a Prefeitura para levar mais infraestrutura para os bairros. Cerca de 16 mil famílias de 10 regiões serão beneficiadas com a expansão do sistema de esgotamento sanitário na cidade.
“Este ano a Águas Guariroba coloca em ação um dos seus maiores projetos para ampliar o acesso da população aos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto. O programa ‘Campo Grande Saneada’ está diretamente voltado a ampliarmos a cobertura da rede de esgoto na Capital, que hoje ultrapassa os 80%, caminhando em direção à universalização destes serviços. Uma cidade saneada é sinônimo de meio ambiente preservado, mais saúde e qualidade de vida para a sua população. É nossa missão garantir esses investimentos para a cidade”, destaca o diretor executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.
As obras seguem o cronograma da concessionária e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do município. Os bairros Nova Lima e North Park foram as primeiras regiões a receber as obras, que a partir de março e nos próximos meses, seguem para outros bairros como Panamá, São Conrado, Lageado, Tiradentes, Lageado, Coophavilla II, região Lagoa e Jardim Aeroporto, totalizando 10 bairros beneficiados.
“Garantir o saneamento de qualidade e que cada cidadão tenha acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto é um dos compromissos da Águas Guariroba com Campo Grande. Essa iniciativa nos enche de orgulho em poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde da população em um trabalho conjunto com a Prefeitura para um futuro com vidas ainda mais plenas de cidadania através do acesso ao saneamento”, destaca Themis de Oliveira, diretor presidente da Águas Guariroba.
Além das obras de ampliação da rede de esgoto nos bairros de Campo Grande, a Águas Guariroba também está concluindo a instalação de mais de 5 mil metros de um interceptor na região Lagoa. O interceptor é uma tubulação de grande diâmetro que integra o sistema de esgotamento sanitário e auxilia no controle do fluxo que recebe das linhas principais, direcionando para as estações de tratamento. A obra beneficiará os campo-grandenses da Região do Coophavila II, Jardim Batistão e parte do Tijuca.
Atualmente, a Capital conta com mais de 80% de cobertura de rede de esgoto, o que representa mais de 750 mil pessoas atendidas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, a cidade conta com o índice de cobertura de água universalizado, isso significa que mais de 99% de Campo Grande possui acesso à rede de água tratada.