Espaço Somos Cassems -TEA é referência em cuidado e inclusão
No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta terça-feira (2), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), ressalta a importância de se dialogar e aumentar a compreensão sobre o tema.
A disseminação de informações precisas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ajuda a combater estigmas e preconceitos, promovendo uma cultura de inclusão e respeito. Ao compreender melhor as necessidades e características das pessoas com o diagnóstico de autismo, é possível criar ambientes mais acessíveis e acolhedores.
Prova disto, é o Espaço Somos Cassems - TEA, um Centro dedicado ao acolhimento e tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.
A beneficiária Lilian Esther Cafure, mamãe da pequena Eloá de 3 anos, diagnosticada com TEA há oito meses, ressalta a importância de contar com uma rede de apoio atuante, além de profissionais qualificados.
“Quando recebi o diagnóstico positivo, demorei um pouco para aceitar, pensei nos preconceitos que minha filha poderia enfrentar, justamente pela falta de informação das pessoas. Mas como mãe, resolvi reagir, buscar ajuda especializada e fazer o que fosse o melhor para ela”, destaca Lilian.
E foi justamente no Espaço Somos, que Lilian e a Eloá encontraram apoio e um ambiente inclusivo. Segundo a beneficiária da Cassems, a família sentiu-se abraçada por toda a equipe que atua no local.
“Assim que busquei ajuda, fui prontamente atendida e a Eloá encaminhada para os profissionais necessários. Atualmente, ela faz acompanhamento duas vezes na semana, e é nítida a evolução. Ela já consegue interagir com outras crianças, demonstra afeto com mais facilidade, aceita o convívio social, algo que antes não acontecia e para uma mãe, isso é uma vitória”, destaca a beneficiária.
A unidade, inaugurada em outubro de 2023, conta com recepção, sala de espera, triagem, mais de 15 consultórios e Cozinha de Ensino. O Espaço possui uma equipe multidisciplinar formada por Neuropediatra, Psiquiatra, Terapeutas Ocupacionais com Integração Sensorial, Psicólogas, Fonoaudiólogos e Nutricionista - Especialista em Seletividade alimentar.
O modelo
A pedagoga da Cassems Mariana Dias, uma das profissionais responsáveis pelas atividades do Espaço Somos, destaca que é fundamental reconhecer que cada indivíduo com autismo é único, com suas próprias habilidades, desafios e potenciais, porém se faz necessário o entendimento de sociedade, bem como do coletivo.
“Desenvolvemos atividades visando a evolução das crianças e adolescentes. São brincadeiras e ações sensoriais, envolvendo cores e formas, além de lanches coletivos com o intuito de estimular o convívio social e o senso de partilha. E claro, contamos sempre, com a ajuda e apoio dos próprios pais que são super participativos”, afirma Mariana.
O Espaço Somos Cassems TEA é resultado do diálogo e participação coletiva dos pais e responsáveis por crianças e adolescentes autistas e a Cassems. Tem arquitetura planejada para que não haja comprometimento da neurodiversidade e ofereça segurança e bem-estar para as famílias conforme explica a coordenadora do Espaço, Solene Cardoso.
“Estamos totalmente comprometidos em oferecer bem-estar não apenas aos nossos pacientes, mas também às suas famílias. Sabemos que o diagnóstico e o tratamento do autismo podem ser desafiadores, e é por isso que buscamos oferecer um ambiente de apoio e empatia para todos os que passam pelo Espaço Somos. A equipe Cassems está empenhada em expandir essa linha de cuidado que já colhe tantos frutos positivos, às demais unidades regionais do Estado”, finaliza Cardoso.
Serviço
O Espaço Somos Cassems - TEA, está localizado na Rua Junquilhos, 469 - Chácara Cachoeira.
Para agendar atendimento, basta entrar em contato pelo telefone 67 3309-5459, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h.