Para usar lentes de contato precisa-se desgastar os dentes?
Procedimento queridinho entre os famosos, Dr. José Olavo Mendes tira dúvidas sobre a utilização de lentes de contato
Ter um sorriso bonito e agradável, para muitas pessoas, vai além da estética. Com as tecnologias existentes no mundo de hoje, as práticas odontológicas também vem se modificando e trazendo muitos benefícios àqueles que querem belos sorrisos e dentes saudáveis. O uso de lentes de contato dental se tornou febre principalmente entre os famosos e desde então vem atraindo cada vez mais adeptos a esse novo procedimento dentário.
Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre a utilização das lentes de contato e a principal delas é: precisa-se ter dentes desgastados? Procuramos o cirurgião-dentista e mestre em Reabilitação Oral e Estética, Dr. José Olavo Mendes, para solucionar alguns questionamentos.
Apesar de ser tratado como um procedimento estético, a utilização de lentes de contato ocorre também para corrigir posicionamentos, formatos, volumes e texturas dos dentes naturais que já foram desgastados com o tempo. Além disso, priorizar a estética e saúde bucal traz também outros benefícios como a elevação da autoestima e autoconfiança.
O cirurgião-dentista e proprietário do Instituto José Olavo Mendes (IJOM) afirma que o grande segredo para a longevidade da utilização das lentes de contato é optar pelo menor desgaste possível dos dentes naturais do paciente. “O conceito das lentes de contato é exatamente o contraposto da faceta de cerâmica (outro procedimento dentário), onde com a utilização das lentes de contato colocamos uma lâmina de cerâmica sem desgastar o dente, independente da espessura, mas se atentando a todos procedimentos tecnológicos, incluindo os tipos de materiais usados e sua produção.”
Partindo do princípio de que todo procedimento dentário exige manutenção, a vida média dessas lentes é de 10 anos, variando da saúde bucal de cada paciente. Sendo assim, Dr. José Olavo relata que desgastar o mínimo possível dos dentes é uma das vantagens a longo prazo. “Tendo em vista que essas lentes de contato um dia terão que ser trocadas, e se a cada vez que tivermos que fazer a troca nós promovermos um desgaste, o paciente daqui a 30 ou 40 anos não terá mais dentes, fazendo o uso de implantes futuramente.”
Dr. José Olavo Mendes ainda afirma que para realizar quaisquer procedimentos dentários é necessário procurar dentistas especializados e de confiança.
E se você deseja estar por dentro de tudo o que acontece em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul acompanhe o Festas e Eventos TV no Youtube, Facebook e Instagram.