ZooFoz: mais de 130 espécies de animais morando em uma casa
Empresário criou sua ONG para levar a importância sobre educação ambiental e o cuidado com os animais
Em meio a uma residência onde os únicos sons são os cantares dos pássaros, Eduardo Foz abre sua história de amor e dedicação ao mundo animal. Conhecido por carregar um legado sobre preservação ambiental promovendo um trabalho social, o empresário criou a ONG chamada ZooFoz para abrigar mais de 130 espécies de animais em um habitat harmonioso na cidade mais populosa do Brasil.
Localizada no Morumbi, em São Paulo, Eduardo Foz divide a casa com seus filhos: cachorros, araras, lobos, rãs, cavalos, pavões, cervos, entre outros animais. Uma entidade sem fins lucrativos, a ZooFoz é um centro de integração entre pessoas e animais que trabalha a educação ambiental e a zooterapia no tratamento de crianças, adultos e idosos com deficiência e/ou transtornos. Para o empresário que guia o projeto há 6 anos, esta é a realização de um sonho.
“Quando a gente entende o propósito de vida e faz o que é certo, que é seguir o nosso coração, tudo se transforma. Hoje eu não trabalho. Eu vivo a vida que sempre quis. Tenho o meu propósito muito claro que é ajudar crianças e animais e conscientizar as pessoas sobre o respeito, amor, cuidado e educação”, afirma.
Assim como na vida, Eduardo afirma que cria seus filhos para o mundo. Sem grades ou proteções exageradas, todos os animais vivem juntos. Para ele, “assim como os seres humanos, os animais também são criados para o mundo. E como nas famílias, eles sabem que, apesar de todas as diferenças, sempre terão um lugar para onde voltar”.
Ao todo, 26 pessoas integram a equipe multidisciplinar da ONG. Além do criador, profissionais e voluntários como psicólogos, terapeutas, veterinários, biólogos e advogados compartilham do mesmo legado: amor, cuidado, educação e respeito.
Durante a entrevista para o Festas e Eventos TV, Eduardo Foz conta que a manutenção da casa é feita através de doações, apadrinhamentos e contribuições voluntárias advindas da Educação Ambiental. Além disso, a maioria dos animais são recebidos através de doações.
“Os animais que não podemos receber, sempre achamos um caminho bonito para que ele possa achar um lugar adequado. É importante ressaltar que nós não fazemos resgates, todos os nossos filhos são animais que vieram de criadouros legalizados pelo Ibama e quase todos são vindos de doações, com histórias únicas e extraordinárias”, pontua.
Finalizando o bate-papo, Eduardo afirma que a ZooFoz é uma grande escola sobre o amor. Através da zooterapia, a entidade ajuda crianças com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA) a desenvolverem habilidades sensoriais através do toque aos animais, melhorando a capacidade de comunicação, o convívio social, a autoconfiança e reduzindo a ansiedade e o estresse.
Ao todo, mais de 19 mil pessoas já foram atendidas.
Para conhecer a ONG ZooFoz, Eduardo abre a casa para visitantes viverem essa experiência. Guiados pela bióloga do local, as pessoas poderão participar da rotina de cuidados de animais exóticos, silvestres e domésticos em uma atividade de 3 horas de passeio.
Caso você tenha interesse em conhecer o projeto e fazer uma contribuição, entre em contato pelo telefone (11) 96586-5296 ou acesse as redes sociais.
Visite também o site oficial.
Para acompanhar tudo o que acontece em nosso Estado é só seguir o Festas e Eventos TV no Instagram ou visitar nosso site oficial.