Igrejinha e Energisa: união de inovação e tradição no Carnaval
Energisa patrocinou, pelo primeiro ano, a escola de samba recordista em campeonatos na Capital de MS
Uma explosão de cores, alegria e história. Com o tema “Enigmas da Humanidade”, a escola Igrejinha, composta por 12 alas, 3 carros alegóricos e 400 componentes, falou sobre o surgimento da vida na Terra no Carnaval de Campo Grande. A pergunta “Será verdade que uma explosão nos deu a luz da criação?” foi entoada no começo do samba enredo que fez o público cantar junto e vibrar ainda mais no refrão: “Igrejinha, a senha é você /Não há mistérios pro meu coração /Guardei um segredo pro povo saber / Mais uma estrela no teu pavilhão”.
A estrela a mais refere-se à busca pela 25ª conquista da escola de samba, fundada em 12 de maio de 1975 por cinco amigos ferroviários. Detentora do maior número de vitórias do carnaval de Campo Grande, a agremiação contou no Carnaval de 2024 com patrocínio da Energisa, por meio da Lei Rouanet. Foi para a avenida com fôlego renovado e sagrou-se vice-campeã, um degrau acima do ano passado, quando conquistou a terceira colocação.
Para a presidente da escola, Mariza Fontoura, foi um segundo lugar com “gosto de vitória”. Emocionada com o desfile, ela analisa a performance na avenida como “um desfile perfeito, feito com muito respeito pela nossa comunidade e nosso público. Ficamos muito felizes com o patrocínio da Energisa, que motivou a escola toda e trouxe uma vibração diferente para esse carnaval”.
A união de inovação e tradição no Carnaval de Campo Grande emocionou Bruna Scarpa, destaque do carro alegórico que representou a mística cidade de Atlântida, perdida no fundo do mar. “Eu desfilo há 18 anos pela Igrejinha, mas essa foi a primeira vez que eu vim como destaque de luxo em carro. A escola estava belíssima.
Fiquei feliz quando soube dessa parceria com a empresa. Quando você tem alguém para colaborar, isso te dá mais garra, mais força, mais energia para continuar. Muito obrigada, Energisa!”, concluiu.
No enredo da emoção, o público viu ainda a passista Evelin Caline desfilar grávida de seis meses, com maestria e os devidos cuidados. “A grávida representa o nascimento, aí em seguida vem a morte. Isso é um mistério; o que vai ser pra gente?”, ressaltou Mariza.
Responsabilidade cultural - O compromisso com a cultura é um dos pilares da Energisa, empresa centenária, multiportfólio e alinhada com as ações ESG.
“O nosso portfólio de projetos culturais patrocinados tem um perfil de multilinguagens, abrangendo música, literatura, audiovisual, artes visuais, artes cênicas, cultura popular e festivais. Acreditamos na importância de promover manifestações culturais que tenham sinergia com os objetivos ESG da companhia”, diz a coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa, Delânia Cavalcante.
Por meio de equipamentos culturais e organizações sociais de memória e fomento, a empresa atua para fazer da cultura um pilar do desenvolvimento local.
Além de levar samba no pé, alegorias, história e alegria para a avenida, a Igrejinha foi convidada para se apresentar na comemoração dos 10 anos do bloquinho de Carnaval do shopping Norte e Sul Plaza.
Uma novidade que diminuiu a distância entre o barracão e o centro comercial, integrando foliões de todas as idades e de diferentes lugares da cidade. Com agenda cumprida nesta temporada e ainda em ritmo de comemoração do título de vice-campeã 2024, Mariza dá o recado final: “vamos só recuperar o fôlego pra darmos início aos preparativos para 2025. A gente termina um carnaval, já pensando no próximo. É o ano todo!”.