ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Atlética da UFMS queima bandeira de rival em recepção de calouros

Imagens geraram grande repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (10)

Por Geniffer Valeriano | 10/03/2025 16:33

Vídeo que mostra integrantes da Atlética Pintada, dos estudantes de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), queimando a bandeira da Bateria Hematoma, dos acadêmicos da Uniderp, tem gerado grande repercussão nas redes sociais nesta segunda-feira (10).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Integrantes da Atlética Pintada de Medicina da UFMS provocaram polêmica ao queimar a bandeira da Bateria Hematoma, grupo rival da Uniderp, durante recepção de calouros. O ato foi filmado e viralizou nas redes sociais. A bandeira havia sido furtada durante o último Intermed, competição universitária de medicina. A Bateria Hematoma publicou nota de repúdio e informou que já havia registrado boletim de ocorrência pelo furto. Além disso, o grupo anunciou que vai protocolar denúncia no Conselho Regional de Medicina e acionar judicialmente os envolvidos nas esferas civil e criminal. A diretoria da Atlética da Uniderp afirmou que o caso ultrapassou a rivalidade esportiva e entrou na esfera criminal. A UFMS e a Atlética Pintada de Medicina foram procuradas, mas não se manifestaram sobre o incidente.

As imagens foram gravadas durante a recepção de calouros organizada pelos jovens da UFMS. Durante o evento, entre provocações direcionadas aos alunos da Uniderp, dois sinalizadores foram acesos. Em determinado momento, os artefatos foram utilizados para incendiar a bandeira do grupo rival nas quadras esportivas.

Após a divulgação do vídeo, a Bateria Hematoma publicou uma nota de repúdio ao ocorrido neste domingo (9). Segundo a organização, a bandeira havia sido furtada durante o último Intermed, competição universitária entre acadêmicos de Medicina.

"Além do dano ao patrimônio, a ação foi acompanhada de uma atitude antiesportiva e de um claro desrespeito. Ressaltamos que tal conduta não apenas fere os princípios de respeito e ética que devem nortear a relação entre instituições de ensino, como também pode se configurar como crime", destaca trecho da nota.

A Atlética Acadêmica de Medicina da Uniderp Nelson Trad afirmou ao Campo Grande News que apesar da rivalidade entre as equipes esportivas, o vídeo foi recebido com surpresa. "Passamos da rivalidade para a esfera criminal, envolvendo furto e dano ao patrimônio. As músicas, gritos e provocações fazem parte das competições universitárias, mas crimes não podem ser tolerados", pontuou a diretoria.

Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil pelo furto da bandeira. Com a divulgação das imagens, a Atlética da Uniderp informou que protocolará uma denúncia no Conselho Regional de Medicina, por "violação ao Código de Ética do Estudante de Medicina, comprometendo a idoneidade moral e a conduta esperada de futuros profissionais da área da saúde".

Ainda deve ser iniciado um processo judicial, conforme informado. "Atitudes como essa não podem ser toleradas, e exigimos que as devidas providências sejam tomadas para a responsabilização dos envolvidos", finaliza a nota da Bateria Hematoma.

Procurada pela reportagem, a UFMS informou que "tomou conhecimento de uma denúncia supostamente envolvendo estudantes do curso de Medicina de Campo Grande em ambiente fora das atividades institucionais. De imediato, a denúncia foi encaminhada para Ouvidoria e Corregedoria".

Em nota publicada nas redes sociais, a Atlética Pinta se defende dizendo que o evento de recepção de calouros “não foi promovido, divulgado e nem realizado pela atlética”.

Além disso, também destaca que “as rivalidades entre as Atléticas sempre existiram, mas sempre prezamos por uma rivalidade saudável e restrita aos ambientes de competição. Além disso, destacamos que a Atlética não teve qualquer envolvimento com o aparecimento do bandeirão no local da recepção de calouros, muito menos com o seu desaparecimento no último Intermed”.

Por fim, informa que medidas internas já estão sendo tomadas e que está em contato com autoridades.

Por outro lado, a Uniderp diz que repudia qualquer forma de violência. "Como instituição de ensino, a Uniderp pauta suas ações na promoção de um ambiente seguro, inclusivo e livre de qualquer tipo de discriminação ou agressão. A instituição se solidariza com seus alunos e informa que está adotando todas as medidas cabíveis junto à UFMS para garantir que os devidos esclarecimentos e providências sejam tomados. A Uniderp reitera que seguirá firme em seu propósito de fomentar uma cultura de respeito, integridade e responsabilidade social.”

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Matéria atualizada às 11h10, do dia 11 de março, para acrescentar nota da Atlética Pintada e da Uniderp.

Nos siga no Google Notícias