Comerciante encontra serpente ao visitar Céuzinho pela 1ª vez
Orientação da Polícia Militar Ambiental é para que as pessoas não interajam com os animais silvestres
Pela primeira vez visitando a cachoeira Céuzinho, na região noroeste de Capital, a família de leitor do Campo Grande News foi surpreendida com a presença de uma cobra em cima de galhos finos de uma árvore. O comerciante Osni Modesto Moreira, 39 anos, entrou em contato pelo Direto das Ruas para mostrar o registro feito no último final de semana.
Osni relata que estava passeando na cachoeira com a esposa e os filhos no último fim de semana e ao caminhar pela trilha viu uma mulher se abaixando para passar. "Quando nós chegamos perto que nos deparamos com uma linda cobra. Ela estava como se fosse um próprio galho", comentou o leitor.
Acostumado a ver sucuri no Pantanal, Osni pontuou que a família, com um pouco de medo, observou a cobra de longe. "Nós mantemos a distância porque ela estava no habitat natural dela, né. Ela ficou por uns cinco minutos ali e logo subiu a árvore de uns cinco metros de altura", contou o comerciante.
A coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Herpetologia da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), Vanda Lúcia Ferreira, informou ao Campo Grande News que a serpente é da espécie caninana e não é peçonhenta. "Ela em geral é valente e enfrenta seu potencial inimigo e pode morder, mas não é de causar preocupação. Ela tem o comportamento de inflar a região do pescoço como comportamento antipredador para parecer maior do que verdadeiramente é", comentou a pesquisadora.
A PMA (Polícia Militar Ambiental) orienta que, em passeios ou trilhas, é necessário tomar cuidado pois é o habitat natural dos animais silvestres, dentre eles as cobras. "Tanto no ambiente urbano quanto no ambiente de natureza, a orientação é para que não se aproxime dos animais ou tente interagir com eles. Apenas aprecie a natureza e os animais, de longe", comentou a capitã da PMA, Thamara Moura.
Ela ainda reforça que é proibido alimentar animais silvestres, conforme a legislação ambiental.
Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.