Comerciante quebra calçada para mostrar acesso de esgoto à Prefeitura
Caso aconteceu na Rua Bernardo Guimarães, no Jardim Botânico, durante visita de funcionário da Semadur
O comerciante Miguel Orlando, de 41 anos, recebeu a visita de um funcionário da Prefeitura de Campo Grande nesta quinta-feira (23) para verificar um terminal de acesso ao esgoto. Durante a visita, o homem quebrou parte da calçada com uma marreta. Caso aconteceu na Rua Bernardo Guimarães, no Jardim Botânico.
Orlando relatou que agendou uma visita com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para verificar se o esgoto estava ligado à rede. O funcionário da Prefeitura chegou em um Chevrolet Onix com adesivo inelegível. Ao visualizar o terminal de acesso coberto pela calçada, informou que não faria a vistoria.
"Eles falam que precisam verificar se está ligado. Mas não quiseram ver. Ele não se identificou e também não estava com crachá. Eu disse que abriria aqui para ser verificado. Mas ele largou o papel e foi embora. O esgoto está ligado", diz Orlando.
A concessionária de abastecimento de tratamento de esgoto Águas Guariroba informou faz a instalação e deixa o terminal acessível para manutenção. Em nota, reforçou que os usuários não podem obstruir o acesso e nem pavimentar.
A Semadur informou que quando a conexão com o esgoto não é constatada de imediato, "o Auditor Fiscal no momento da vistoria disponibiliza um comunicado com o contato direto do setor responsável pelo atendimento. Além disso também é encaminhada notificação ao proprietário do imóvel informando o prazo para realizar a conexão na rede coletora de esgoto. Após o prazo e o não cumprimento pelo munícipe, ele é multado".
A secretaria orienta à população que o terminal de inspeção e limpeza deve estar deslacrado, ou seja, de fácil acesso para que a equipe de fiscalização possa realizar a vistoria e confirmar a conexão do imóvel à rede coletora de esgoto.
O comerciante disse que o acesso, que fica na calçada, foi tampado durante uma construção ao lado do seu endereço na Rua Bernardo Guimarães: "Por ser uma ligação antiga, ela estava abaixo do nível da calçada e acabou sendo concretada. Mas não estava tão profunda". Ele ainda ressalta que tem um comércio e que o buraco estava perigoso para pedestres que transitam no local.
Direto das Ruas - O vídeo chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.