ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Direto das Ruas

Eleitor reclama de boca de urna, falta de informação e "fila monstruosa"

A situação aconteceu durante as duas horas em que o eleitor aguardava para votar, no Jardim Santa Emília

Por Clara Farias | 01/10/2023 11:26
Fila na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues (Foto: Direto das Ruas)
Fila na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues (Foto: Direto das Ruas)

O assistente social, Valdir Pereira da Silva, entrou em contato com o Campo Grande News, para relatar que na manhã deste domingo (1°), foi até a Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, no Jardim Santa Emília, para votar e encontrou pessoas entregando santinhos na fila de votação sem a fiscalização devida. O leitor pontua ainda que as informações no local de votação estão desencontradas.

Valdir conta que ficou na fila para entrar na sala de votação por 2 horas e 5 minutos, e a listagem de quem pode votar naquela urna fica somente dentro da sala. Enquanto aguardava, o assistente social relata que viu pessoas fazendo boca de urna. "Vi uma senhora entregando santinho e tive que falar, 'olha, a senhora não pode fazer isso aqui não', e ela me respondeu que era mãe de uma candidata", contou o leitor. Ele diz que não há fiscalização no local nem por parte dos fiscais da eleição, que habilitam o voto, nem pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

"Acho que está havendo uma confusão muito grande. Você chega lá para votar e tem aquela fila monstruosa. As pessoas querendo exercer a cidadania e votar e você só fica sabendo se está naquela sala de votação lá dentro", reclamou.

Ele relata que quando questionou onde seria o local de votação dele, visto que não era na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, o fiscal perguntou em quem ele iria votar e mandou acessar o site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). "É absurdo ele ter me perguntado em quem eu votaria, eu queria saber é a escola para eu ir votar. Fora que aqui tem muitos idosos, gente que não consegue nem fazer uma ligação, quem dirá acessar o site do TRE para procurar local de votação", comentou Valdir.

Segundo o Conselho Tutelar, a recomendação em casos de boca de urna é acionar a Guarda Civil Metropolitana, que está com todo efetivo empenhado, Polícia Militar ou Ministério Público, que também está realizando a fiscalização em todos os polos da Capital. A integrante da comissão do processo de escolha, Alessandra Hartmann, informou ao Campo Grande News que encaminhou a denúncia para GCM fiscalizar.

Eleição - A votação está acontecendo em 56 escolas públicas de Campo Grande, e teve início às 8h e se encerra às 17h. Serão escolhidos 40 conselheiros tutelares que vão atuar de 2024 a 2027. A lista com endereço dos locais de votação e candidatos com seus respectivos números pode ser acessada aqui embaixo.


Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias