ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Eleitor reclama de boca de urna, falta de informação e "fila monstruosa"

A situação aconteceu durante as duas horas em que o eleitor aguardava para votar, no Jardim Santa Emília

Por Clara Farias | 01/10/2023 11:26
Fila na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues (Foto: Direto das Ruas)
Fila na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues (Foto: Direto das Ruas)

O assistente social, Valdir Pereira da Silva, entrou em contato com o Campo Grande News, para relatar que na manhã deste domingo (1°), foi até a Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, no Jardim Santa Emília, para votar e encontrou pessoas entregando santinhos na fila de votação sem a fiscalização devida. O leitor pontua ainda que as informações no local de votação estão desencontradas.

Valdir conta que ficou na fila para entrar na sala de votação por 2 horas e 5 minutos, e a listagem de quem pode votar naquela urna fica somente dentro da sala. Enquanto aguardava, o assistente social relata que viu pessoas fazendo boca de urna. "Vi uma senhora entregando santinho e tive que falar, 'olha, a senhora não pode fazer isso aqui não', e ela me respondeu que era mãe de uma candidata", contou o leitor. Ele diz que não há fiscalização no local nem por parte dos fiscais da eleição, que habilitam o voto, nem pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

"Acho que está havendo uma confusão muito grande. Você chega lá para votar e tem aquela fila monstruosa. As pessoas querendo exercer a cidadania e votar e você só fica sabendo se está naquela sala de votação lá dentro", reclamou.

Ele relata que quando questionou onde seria o local de votação dele, visto que não era na Escola Municipal Maria Tereza Rodrigues, o fiscal perguntou em quem ele iria votar e mandou acessar o site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). "É absurdo ele ter me perguntado em quem eu votaria, eu queria saber é a escola para eu ir votar. Fora que aqui tem muitos idosos, gente que não consegue nem fazer uma ligação, quem dirá acessar o site do TRE para procurar local de votação", comentou Valdir.

Segundo o Conselho Tutelar, a recomendação em casos de boca de urna é acionar a Guarda Civil Metropolitana, que está com todo efetivo empenhado, Polícia Militar ou Ministério Público, que também está realizando a fiscalização em todos os polos da Capital. A integrante da comissão do processo de escolha, Alessandra Hartmann, informou ao Campo Grande News que encaminhou a denúncia para GCM fiscalizar.

Eleição - A votação está acontecendo em 56 escolas públicas de Campo Grande, e teve início às 8h e se encerra às 17h. Serão escolhidos 40 conselheiros tutelares que vão atuar de 2024 a 2027. A lista com endereço dos locais de votação e candidatos com seus respectivos números pode ser acessada aqui embaixo.


Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias