Enquete: 71% dos leitores não votarão nas eleições para conselheiros
Quem respondeu que iria votar lamentou o descaso e considera a função de extrema importância
A maioria dos leitores, 71%, informou na enquete do Campo Grande News deste sábado (30), que não pretende votar na eleição para conselheiro tutelar hoje, 1º de outubro. Apenas 29% relataram que pretendem comparecer na eleição.
A eleição começa às 8h e vai até 17h. Em todo o País, serão escolhidos representantes para 6,1 mil conselhos tutelares, ocupando 30,5 mil vagas.
Nesta semana, já questionamos se os leitores haviam escolhido candidato a conselheiro, na ocasião, 66% responderam que não. A reclamação foi de que as campanhas estavam sendo pouco divulgadas.
Uma dessas manifestações, da eleitora Ro Sutil, afirmou que a eleição para conselheiro tutelar deveria ser tão importante quanto as eleições municipais. “A sociedade nunca é informada sobre essa eleição. É muito triste ver o descaso a respeito de algo tão sério, que é o cuidado com nossas crianças e adolescentes”, pontuou.
Nas redes sociais do jornal, as poucas pessoas que afirmaram que vão votar, comentaram sobre a importância de escolher quem irá zelar pelos direitos das crianças e adolescentes sul-mato-grossenses. Valeria Kerche é uma delas "é de extrema importância a participação da população", comentou.
Em 2019, o número de comparecimento em Campo Grande foi de 20.166 pessoas, correspondendo a 3,4% do eleitorado
Eleições - Neste domingo (1°) acontece as eleições para o conselho tutelar. Até sexta-feira, Campo Grande tinha 112 candidatos, mas contando os que entraram com mandado de segurança, o número subiu para 118, que concorrem a 40 vagas como titulares. A lista ainda terá 80 suplentes.
A votação acontecerá em 56 escolas, em escolas públicas respeitando a zona eleitoral de cada eleitor. Para votar é preciso levar um documento oficial com foto e estar em dia com os débitos na Justiça Eleitoral.
A lista com endereço dos locais de votação e candidatos com seus respectivos números pode ser acessada aqui embaixo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.