ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 23º

Direto das Ruas

Em dias de chuva, moradores da Capital ficam ilhados e ruas viram “rios”

Moradores do Cristo Redentor, Residencial Betaville e Jardim Centro Oeste relatam que problema é "frequente"

Por Mylena Fraiha | 04/12/2023 16:59

A chuva intensa na manhã desta segunda-feira (4) deixou várias ruas de Campo Grande alagadas e prejudicou o trânsito de pedestres e veículos. Em alguns locais, como os bairros Cristo Redentor, Residencial Betaville e Jardim Centro Oeste, a situação foi tão grave que ruas se transformaram em “rios”, deixando moradores ilhados.

No Bairro Cristo Redentor, a Rua Edson Sebastião de Campos foi especialmente afetada, com casas sendo invadidas pela água da chuva. De acordo com a moradora Nilva Flores de Albuquerque, o problema é constante no bairro.

"Já faz um bom tempo desde a última vez que nossa rua foi patrolada. A máquina passou por todas as outras ruas, mas a nossa foi ignorada. Para resolver o problema por aqui, acredito que a solução seria cavar uma vala para direcionar a água para o riacho em frente à nossa casa", relata.

No Residencial Betaville, o administrador Adriel Constantino, de 34 anos, relata as dificuldades enfrentadas pela comunidade. A Rua Mário Quintana, segundo ele, é a mais prejudicada.

"Durante todo esse tempo, sempre tivemos esse problema. Nosso bairro recebe toda a sujeira e água que vêm dos outros bairros, porque o nosso é o último. Aqui tem muitos buracos também. Uma vez um rapaz que veio fazer uma entrega teve o carro prejudicado. Eu mesmo tenho problema com o meu carro", explica o morador.

Adriel também destaca a falta de manutenção nas vias do bairro. "Antes passavam uma patrola aqui, mas pararam há uns meses. A rua quem arruma é a gente mesmo, quando dá. Jogamos terra nos buracos. Motoristas de aplicativo nem entram aqui, devido ao estado da rua."

Na Rua Olivério Rodrigues da Luz, no Jardim Centro Oeste, a situação foi ainda mais crítica, com a via se transformando em uma verdadeira correnteza, deixando moradores ilhados em suas casas. Um morador, que preferiu não se identificar, comentou que o problema é frequente. "Quando chove, acaba com a rua. Há anos fica assim."

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber se já tem conhecimento das situações relatadas pelos moradores e se há previsão de melhorias no sistema de escoamento dessas áreas.

Em resposta, a Prefeitura informou que a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) é responsável pela limpeza e manutenção das bocas de lobo diariamente. Entretanto, reiteraram que estes problemas estão relacionados ao descarte inadequado de resíduos.

"Um problema recorrente e que a administração municipal pede a ajuda dos moradores, é com relação ao lixo. Nos trabalhos diários é comum as equipes retirarem das bocas de lobo, além do lixo como garrafas e plástico, produtos como pneus velhos, pedaços de televisão, sofás", diz a pasta em nota.

Em relação aos alagamento, a Prefeitura alegou em nota que estes ocorreram em boa parte por conta do volume de chuva. "Segundo a meteorologia, de ontem para hoje choveu em Campo Grande 50,6 milímetros, o que significa que em dois dias choveu 25,6% do esperado para todo o mês de dezembro".

Direto das Ruas - As imagens chegaram pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

[**] Matéria editada às 7h54 do dia 5 de dezembro de 2023 para acréscimo de informações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias