ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Incêndios são problema diário para moradores do Nova Campo Grande

Segundo moradores, quase todos os dias terrenos baldios são incendiados

Mariely Barros | 27/04/2021 13:31



Sem chuva há 11 dias, na Capital, moradores do Bairro Nova Campo Grande, na saída para Indubrasil, têm enfrentado de novo o problema das queimadas. “Todo dia praticamente tem fogo”, diz a moradora Emanoelly Siqueira, de 36 anos.

A funcionária pública conta ainda, estar preocupada com a saúde de sua filha, de apenas quatro meses. “A gente vive tudo fechado, com o umidificador ligado, e a minha conta de água até subiu de tanta água que uso para lavar a fuligem”, relata.

Nos últimos meses ela tem limpado a casa todos os dias, e estender roupas se tornou uma questão de sorte. "Esses dias eu precisei sair e deixei o varal cheio de roupas, quando voltei, estavam todas podre de fumaça”, completa.

Em grupo formado por moradores, no Facebook, as reclamações são postadas todos os dias. "Esses dias flagram um motoqueiro que estava colocando fogo no terreno, mas ele fugiu quando viu o vizinhos”, diz uma segunda moradora, que pede para não ser identificada. Segundo ela, a placa da moto foi anotada e o vizinho vai procurar a polícia nos próximos dias para denunciar o crime ambiental.

Fabia Britez, de 46 anos, mora no bairro há 23 anos e concorda que o problema está mais grave esse ano. Para ela, as queimadas são feitas por vizinhos que não aguentam mais os terrenos baldios e por proprietários que preferem "tacar" fogo do que limpar o terreno.

“Após a chuva, os matagais crescem muito e, quando chega a seca, a solução que eles acham é por fogo”, comenta. Segundo ela, os moradores parecem esquecer que o ato é crime ambiental.

Penalidade - Atear fogo em terrenos é crime ambiental previsto por lei, com multas que podem chegar R$ 9.658. E não são isentos das penalidades, pessoas que estejam usando o fogo para fazer a "limpeza” do seu terreno.  A justificativa é de que as queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle do autor e atingir casas e prédios, além de atrapalhar o trânsito e ocasionar graves acidentes.

Direto das Ruas – A denúncia chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias