ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

Mãe diz que aparelho de medir glicemia da prefeitura não funciona

Aparelho mostra medição incorreta e mãe faz comparação entre outros modelos

Por Clara Farias | 02/02/2024 13:32
Aparelhos de medir glicemia, do lado direito aparelho fornecido pela Sesau em janeiro (Foto: Direto das Ruas)
Aparelhos de medir glicemia, do lado direito aparelho fornecido pela Sesau em janeiro (Foto: Direto das Ruas)

Mãe reclama que novo aparelho de medir glicemia, fornecido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), não funciona corretamente. O aparelho da marca Ok Infinite foi fornecido para as pessoas com diabetes em janeiro deste ano e desde então apresenta erros na medição.

A secretária Vânia Aparecida Gonçalves de Moura, 38 anos, relata que a filha de 10 anos foi diagnosticada com diabetes tipo 1 há três anos. Segundo a mãe, a menina utiliza o aparelho de medição de glicose pelo menos cinco vezes ao dia, em todas as refeições. "Nós usamos o aparelho para fazer a correção, de acordo com o resultado que dá no aparelho, nós aplicamos uma quantidade de insulina", comentou a mãe.

Ela explica que a dosagem incorreta da insulina pode fazer com que a criança fique com hipoglicemia. "Nós temos um aparelho particular, da mesma marca que era fornecida anteriormente, e comecei a fazer dos dois aparelhos para comparar os resultados", relatou. A mãe ainda reclama que tentou comunicar a Sesau sobre o problema e recebeu somente a orientação de resetar o aparelho.

Medição de glicemia realizada por dois aparelhos que mostram resultados distintos (Foto: Direto das Ruas)
Medição de glicemia realizada por dois aparelhos que mostram resultados distintos (Foto: Direto das Ruas)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, durante o processo de aquisição dos equipamentos, há uma testagem minuciosa para garantir o bom funcionamento destes e a veracidade das informações prestadas, sendo o aparelho aprovado em todas as etapas realizadas pela equipe técnica da pasta.

A nota ainda ressalta que durante a comparação entre aparelhos de marcas e modelos diferentes, é esperada uma pequena alteração nos resultados obtidos, que pode ser de até 26% entre eles, conforme a Anvisa, estando dentro da margem mostrada nas imagens registradas pela mãe da paciente.

“Ainda informamos que, das reclamações que apareceram sobre estes equipamentos, sempre fazendo-se a comparação com outros, as diferenças nos valores apresentados estavam relacionados ao mau uso dos mesmos, não sendo possível, assim, que se obtivesse um resultado conclusivo em nenhum dos casos. A Sesau ainda está em contato com todos os pacientes que registram queixa, tanto nas unidades de saúde, quanto através da Ouvidoria da Saúde”, explicou a nota enviada pela pasta.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

(*) Matéria editada às 15h23 para acréscimo de nota.

Nos siga no Google Notícias