ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Mãe diz que aparelho de medir glicemia da prefeitura não funciona

Aparelho mostra medição incorreta e mãe faz comparação entre outros modelos

Por Clara Farias | 02/02/2024 13:32
Aparelhos de medir glicemia, do lado direito aparelho fornecido pela Sesau em janeiro (Foto: Direto das Ruas)
Aparelhos de medir glicemia, do lado direito aparelho fornecido pela Sesau em janeiro (Foto: Direto das Ruas)

Mãe reclama que novo aparelho de medir glicemia, fornecido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), não funciona corretamente. O aparelho da marca Ok Infinite foi fornecido para as pessoas com diabetes em janeiro deste ano e desde então apresenta erros na medição.

A secretária Vânia Aparecida Gonçalves de Moura, 38 anos, relata que a filha de 10 anos foi diagnosticada com diabetes tipo 1 há três anos. Segundo a mãe, a menina utiliza o aparelho de medição de glicose pelo menos cinco vezes ao dia, em todas as refeições. "Nós usamos o aparelho para fazer a correção, de acordo com o resultado que dá no aparelho, nós aplicamos uma quantidade de insulina", comentou a mãe.

Ela explica que a dosagem incorreta da insulina pode fazer com que a criança fique com hipoglicemia. "Nós temos um aparelho particular, da mesma marca que era fornecida anteriormente, e comecei a fazer dos dois aparelhos para comparar os resultados", relatou. A mãe ainda reclama que tentou comunicar a Sesau sobre o problema e recebeu somente a orientação de resetar o aparelho.

Medição de glicemia realizada por dois aparelhos que mostram resultados distintos (Foto: Direto das Ruas)
Medição de glicemia realizada por dois aparelhos que mostram resultados distintos (Foto: Direto das Ruas)

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, durante o processo de aquisição dos equipamentos, há uma testagem minuciosa para garantir o bom funcionamento destes e a veracidade das informações prestadas, sendo o aparelho aprovado em todas as etapas realizadas pela equipe técnica da pasta.

A nota ainda ressalta que durante a comparação entre aparelhos de marcas e modelos diferentes, é esperada uma pequena alteração nos resultados obtidos, que pode ser de até 26% entre eles, conforme a Anvisa, estando dentro da margem mostrada nas imagens registradas pela mãe da paciente.

“Ainda informamos que, das reclamações que apareceram sobre estes equipamentos, sempre fazendo-se a comparação com outros, as diferenças nos valores apresentados estavam relacionados ao mau uso dos mesmos, não sendo possível, assim, que se obtivesse um resultado conclusivo em nenhum dos casos. A Sesau ainda está em contato com todos os pacientes que registram queixa, tanto nas unidades de saúde, quanto através da Ouvidoria da Saúde”, explicou a nota enviada pela pasta.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

(*) Matéria editada às 15h23 para acréscimo de nota.

Nos siga no Google Notícias