Moradores alegam que concessionária de esgoto "abriu alas" para lixão em terreno
Águas Guariroba teria jogado entulho em lote após obra e outros moradores se encorajaram a jogar também
Moradores do bairro Nova Campo Grande estão reclamando de um terreno da região que virou lixão muito rápido. Conforme relato enviado pelo canal Direto das Ruas, tudo teria começado após a concessionária de água e esgoto da Capital, Águas Guariroba, ter jogado entulho da obra de esgoto pela primeira vez em um dos terrenos há cerca de três.
Mais recentemente, vendo o entulho no local, moradores de outros bairros ou até mesmo do Nova Campo Grande teriam se encorajado a jogar lixo também.
“Nós achávamos que eles (Águas) iriam colocar os entulhos aí e depois de um tempo, quando tudo terminasse, voltariam para buscar, mas não. Agora mesmo vi um caminhão com caçamba vindo jogar lixo aqui, um absurdo. Isso nunca tinha acontecido aqui na rua”, conta a diarista Sueli de Abreu Padilha, de 51 anos, vizinha do lote.
O terreno fica localizado na Rua 113 com a Rua 116 e, segundo Sueli, é particular. “O dono sempre aparou o mato, era um terreno baldio normal, mas agora não sei como vai ser com esse monte de gente vindo jogar entulho aqui".
Em frente ao local está a casa de repouso São Miguel. “Pode começar a aparecer algum inseto ou bicho peçonhento, temos que parar com isso agora”.
O Campo Grande News entrou em contato com a Águas Guariroba que, em nota, disse que "as obras realizadas pela concessionária em ruas não asfaltadas não costumam gerar resíduos. No entanto, iremos até o local verificar a origem do entulho depositado no terreno. Caso sejam resíduos provenientes de nossas obras, serão removidos o mais rápido possível".
Punição - De acordo com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o descarte irregular de resíduos em vias públicas ou terrenos se configura em crime ambiental. Quem presenciar o descarte irregular de resíduos precisa denunciar para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana via telefone 153, para que seja efetuado o flagrante. A multa para este caso varia entre R$ 2.944,50 a R$ 11.778.
Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.