Moradores questionam plantio de árvores "surpresa" na Vila Jaci
Ao questionarem o plantio das árvores, teriam recebido a informação de que seriam multados automaticamente no IPTU
Moradores da Rua Guassu, na Vila Jaci em Campo Grande, foram surpreendidos na quarta-feira (7) com um plantio inesperado de árvores nas calçadas das casas. Ao questionarem a ação, foram informados que a negativa em receber as árvores implicaria em uma multa incidente no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O plantio é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
“A gente estava no quarto e a minha mãe escutou um barulho e o moço começou a cortar a calçada. Ele disse que ele era da prefeitura, que o bairro já tinha recebido comunicado, e que iria plantar as árvores”, comentou Andriely Zilma de Lima, 23, estudante.
A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que entrega um comunicado, por meio de folder, onde explica porque o plantio é realizado. “A ação do plantio está prevista dentro do Programa Via Verde, que constitui o plantio de árvores no passeio público em regiões onde foi constatada a ausência das mesmas”, afirmou.
Para Andriely, no entanto, os moradores não foram informados. “Mas não somos os donos, alugamos o terreno. E colocou as árvores no bairro todo. Tem casas que tem 3, tem casas que tem uma, tem casa que está quase na garagem. Todo mundo questionava e ele falava a mesma coisa. Ninguém ficou sabendo”, questionou.
A Semadur ainda afirma que a Lei Complementar n.184 prevê a obrigação do proprietário em ter uma árvore em seu lote. Segundo a Semadur, a ausência da árvore deixa o proprietário passível de ser autuado, de acordo com a legislação. O valor pode chegar à R$ 1.061,14.
Direto das Ruas – O vídeo chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.