ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 30º

Direto das Ruas

ONG reclama que falta medicamento na rede pública para quem é soropositivo

Segundo a organização, situação já ocorre há 2 meses

Izabela Cavalcanti | 18/05/2023 11:25
Paciente segurando caixas do remédio Aciclovir (Foto: Arquivo pessoal)
Paciente segurando caixas do remédio Aciclovir (Foto: Arquivo pessoal)

O remédio Aciclovir está em falta na rede municipal de saúde para tratamento de herpes. A ONG (Organização Não Governamental) Fundação Casa, que atende 3 mil pacientes soropositivo, diz que a situação ocorre há 2 meses.

Conforme explica o fundador e conselheiro do local, Almir Machado, de 48 anos, o vírus acomete as pessoas imunossuprimidas, que no caso da ONG são pacientes com HIV, que evoluem para Aids.

“Herpes, se não tratada rápida, pode desenvolver sarcoma de Kaposi nos pacientes com HIV. O Aciclovir é o único medicamento que tem para usar, não tem outro para substituir. Estamos fazendo o que dá para fazer e como dá”, ressaltou.

Para tentar minimizar a situação, a organização fez “vaquinha” para conseguir arrecadar dinheiro e comprar três caixas com 30 comprimidos cada.

“Uma caixinha com 30 comprimidos sai 270 reais, mas temos parceria com uma farmácia e saiu mais em conta”, completou.

Em resposta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que o remédio está em falta e o município está aguardando a entrega por parte do fornecedor.

“A empresa atrasou a entrega e já foi feita a notificação. A expectativa é de que o fornecimento seja regularizado o mais breve possível. A Sesau tem acompanhado a situação e cobrado celeridade no fornecimento a fim de assegurar que os pacientes em tratamento não sejam prejudicados”, diz a nota.

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias