População ignora toque de recolher às 16h e enche praças
Até este domingo (4), a circulação de pessoas está restrita das 16h às 5h do dia seguinte
Como se não houvesse pandemia, no fim da tarde deste sábado (3), a população de Campo Grande encheu praças e ruas após o início do toque de recolher, que até este domingo (4) tem início às 16h. A restrição à circulação de pessoas só termina às 5h do dia seguinte, conforme decreto nº 15.638, publicado no dia 24 de março de 2021 no Diário Oficial do Estado.
Na Lagoa Itatiaia, por volta das 16h45, muitas pessoas aproveitaram para passear com a família, fazer exercícios, pescar e realizar piqueniques mesmo após o início do toque de recolher. A maior parte aproveitava o sábado sem o uso de máscara facial. Mesmo com um posto da GCM (Guarda Civil Metropolitana), a população não respeitou o toque de recolher e continuou no local.
Entre as autoridades responsáveis pela fiscalização sobre o toque de recolher, a GCM informou que os guardas lotados na Lagoa Itatiaia estavam registrando uma ocorrência e por isso ainda não haviam começado a orientação para que as pessoas fossem para suas casas, mas logo após o registro, houve a dispersão dos populares. Na Praça do Peixe a mesma situação se repetia neste sábado.
Nos altos da Avenida Afonso Pena, perto das 18h, muita gente também aproveitou a pista livre de veículos para se exercitar e passear. De acordo com Carlos Guarini, chefe de fiscalização da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), apesar do toque de recolher começar às 16h, as pistas seguem interditadas para veículos até às 20h.
"Depois das 16h, só permitimos acesso aos moradores da região. Manter as avenidas fechadas ajuda no controle de pessoas aglomeradas nos altos da Afonso Pena e no Parque dos Poderes", explicou Guarini.
Conforme decreto, a circulação de pessoas, após o início do toque de recolher, só é permitida em casos específicos, como o translado apenas de pessoas que trabalhem nos serviços considerados essenciais pelo decreto, atendimentos por delivery ou em caso de situação de emergência (como ir a uma farmácia ou ao supermercado).
Assim como a GCM e a PM (Polícia Militar), a PC (Polícia Civil) também estavam nas ruas, por volta das 17h, realizando fiscalização e orientação para que a população respeite e cumpra o toque de recolher imposto pelo governo estadual. Até às 18h, cerca de 30 pessoas já haviam sido abordadas pelas equipes da PC nos bairros Maria Aparecida Pedrossian e Nova Lima.
Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.
Clique aqui e envie agora uma sugestão.
Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.