ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 25º

Direto das Ruas

Poste inativo há 13 anos é esquecido no meio da rua

Em Corumbá, moradores da Rua Cacimba denunciam falta de iluminação pública e coleta de lixo

Por Jéssica Fernandes | 18/01/2025 09:28
Poste inativo há 13 anos é esquecido no meio da rua
Poste inativo fica no meio da via, em Corumbá (MS) (Foto: Direto das Ruas)

Em Corumbá, a 428 km de Campo Grande, moradores da Rua Cacimba, na Alameda Tamengo, no Bairro Cervejaria, denunciam falta de iluminação pública e falta de coleta de lixo. Neste sábado (18), uma moradora enviou vídeos que mostram o poste de iluminação pública inativo há 13 anos, que ocupa trecho da via. O assunto foi sugerido por leitor através do Direto das Ruas. 

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em Corumbá, a Rua Cacimba, localizada no Bairro Cervejaria, enfrenta um grave abandono, com moradores relatando a falta de serviços básicos como coleta de lixo e iluminação pública. Vídeos enviados por residentes mostram a acumulação de lixo e a precariedade das lajotas na via, além de um poste de iluminação inativo há mais de 13 anos. Moradores, como Ana Maria de Souza, expressam sua frustração com a situação, destacando que os serviços essenciais eram garantidos no passado, mas que atualmente não são mais cumpridos. A Prefeitura de Corumbá foi contatada sobre as denúncias, mas não respondeu até o fechamento da matéria.

O poste inativo, conforme relato de Luã Vianna da Silva, de 31 anos, é um dos problemas enfrentamos pela comunidade. “Aquilo ali foi visto pela última vez pelo prefeito que ligou a iluminação pública e nunca mais passou ali. Tem mais de 13 anos que a comunidade fica naquele breu. Tem 40 anos que aquele lugar está sendo oprimido”, afirma.

O Bairro Cervejaria fica a menos de 3 km do Centro de Corumbá, mas a pouca distância não reduz o descaso denunciado por moradores como Ana Maria de Souza, 68 anos, que há mais de quatro décadas vive na Rua Cacimba.

“Estamos a Deus-dará no nosso bairro, na alameda, nem limpeza, nem coleta de lixo. Veio na segunda-feira a coleta, diz que quarta ia passar e não passou, estamos acumulando lixo aqui na calçada. É uma lixada que só no final de mês vem tirar”, diz.

A última vez que o cenário na Alameda Tamengo foi menos precário, segundo ela, foi há uma década. Serviços básicos como coleta e iluminação, direitos da população, a aposentada comenta que eram garantidos.

“Antes tinha lixo, gari, tinha tudo, mas acabou. Nós também somos cidadãos, também precisamos. Quando precisam de voto vêm aqui, prometem e não cumprem. Temos nosso direito de cobrar, aqui nessa Alameda também somos cidadãos”, pontua.

A reportagem procurou a Prefeitura de Corumbá sobre as denúncias feitas pelos moradores, porém não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias