ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 29º

Direto das Ruas

Sem medicamento em hospital, menino de 6 anos precisa pausar quimioterapia

Assessoria de imprensa da instituição informou que o hospital recebeu novo estoque nesta semana

Cassia Modena | 08/09/2023 11:51
Menino recebendo tratamento no hospital, este ano (Foto: Direito das Ruas)
Menino recebendo tratamento no hospital, este ano (Foto: Direito das Ruas)

Um garotinho de 6 anos está com o cronograma de quimioterapia contra leucemia linfoide aguda atrasado porque um medicamento está em falta no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), onde ele faz todo o tratamento. O relato é da mãe, a técnica de enfermagem Tatiane Vieira.

A última vez que o menino esteve na instituição e precisou receber o medicamento Pegaspargase, conhecido como PEG, ouviu dos funcionários que não havia mais no estoque e não havia previsão de reposição. "Aí eu me preocupei, porque ele precisa passar para a segunda fase do tratamento no dia 12 deste mês. Se demorar mais, pode ser que a gente tenha que refazer o cronograma", afirmou Tatiane à reportagem.

O paciente começou o tratamento em 22 de julho, logo que descobriu a doença. Todos os exames e procedimentos foram feitos no HRMS e, até então, nenhuma intercorrência havia atrapalhado o andamento, segundo a mãe.

Reposição - O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa do hospital e questionou sobre o PEG. Em resposta, a instituição admite falta do medicamento e explica que é porque ele tem curto prazo de validade e a empresa fornecedora não fez a entrega até a data limite.

"O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul informa que houve atraso, por parte da empresa fornecedora, na entrega do medicamento Pegaspargase utilizado no tratamento de pacientes com leucemia. Por se tratar de um medicamento específico e de curto prazo de validade, o hospital faz o pedido de acordo com a demanda", justifica. A solicitação de reposição foi feita em 28 de agosto, ainda segundo a assessoria, quando ainda havia estoque.

A entrega do medicamento foi feita nesta semana. "Com a chegada dos medicamentos, o tratamento já será retomado", assegura o HRMS em nota.

Direto das Ruas - O relato da mãe chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias